Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil é lançada e inscrições já estão abertas

Todas as notícias Categorias

16/04/2019Undime

12ª edição do Prêmio Professores do Brasil é lançada e inscrições já estão abertas


A Undime participou nesta segunda-feira (15) do lançamento da 12ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB). A cerimônia foi realizada no Ministério da Educação, em Brasília, e teve a participação do secretário de Alfabetização, Carlos Nadalin; da coordenadora de Valorização, Saúde e Bem-estar dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica, Mara Ewbank; da professora Vandete Pereira Lima, vencedora da 11ª edição do PPB nas categorias alfabetização e temáticas especiais; e dos representantes das instituições parceiras do prêmio.

A Undime, parceira da iniciativa, foi representada pelo presidente da Undime Região Norte e presidente da Undime Tocantins, Bartolomeu Moura Júnior, Dirigente Municipal de Educação de Palmeirópolis. Para ele, a instituição tem um papel fundamental na divulgação e mobilização do Prêmio, pois vai ao encontro da missão de defender a educação pública com qualidade social. “Eu vejo o prêmio como uma forma de jogar luz no trabalho dos professores dos mais longínquos municípios que fazem belíssimos trabalhos e executam ações e projetos que não têm visibilidade. O Prêmio valoriza o professor e o principal beneficiário é o aluno”, explica.

Criado em 2005, o Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do MEC junto a instituições parceiras. O objetivo é reconhecer, divulgar e premiar as melhores experiências pedagógicas desenvolvidas por professores em todas as etapas da educação básica e que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem nas salas de aula.

A coordenadora de Valorização, Saúde e Bem-estar dos Profissionais da Educação do MEC, Mara Ewbank, destacou a importância da participação dos diversos atores responsáveis pela execução do Prêmio. “O Prêmio Professores do Brasil é feito por muitas mãos. Ele tem início na aprovação, a cada ano, pelo Ministro da Educação e a partir daí são muitas as ações que desenvolvemos. Começamos pelo regulamento, acordos de cooperação técnica (…) enfim são muitos os atores envolvidos e tudo deu certo até aqui porque pudemos contar com o empenho, compromisso e responsabilidade de todos”.

O Secretário de Alfabetização, Carlos Nadalin, que na ocasião representou o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, lembrou que o prêmio tem o objetivo de valorizar o trabalho do professor nas mais de 140 mil escolas do Brasil. “O prêmio tem evoluído para acompanhar as necessidades de acesso a informação do professor e de efetividade das políticas públicas e de visibilidade dos resultados que são tão ricos na aprendizagem dos alunos. Certamente o compartilhamento das práticas educativas trará mais conhecimento aos professores, contribuindo para a melhoria do ensino e aprendizagem”.

Na 12ª edição serão contempladas as categorias: Creche; Pré-escola; Ciclo de alfabetização – 1º, 2º e 3º anos; Ensino fundamental I – 4º e 5º anos; Ensino fundamental II – 6º e 9º anos; Ensino Médio, além das cinco categorias das temáticas especiais: esporte como estratégia de aprendizagem; uso das tecnologias de informação e comunicação – TICs no processo de inovação educacional; aprendizagem criativa; educação empreendedora; criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no Ensino Fundamental e Médio.

As inscrições podem ser realizadas pelo site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/ de 15 de abril a 31 de maio. Para se inscrever, os professores devem enviar um relato de práticas pedagógicas que deverá ser construído a partir das orientações e regras do regulamento disponíveis no site. Os relatos serão avaliados por comissões formadas por coordenadores estaduais que farão a seleção para a etapa seguinte: a regional. Os textos aprovados para as etapas regionais passarão pelo avaliação da Comissão Julgadora que selecionará os 30 melhores para a etapa final, onde serão escolhidos as 6 experiências vencedoras. Em cada etapa haverá premiação. Ao todo, serão distribuídos R$ 278 mil em prêmios.

Fonte/ Fotos: Undime


Parceria institucional