Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Pesquisa sobre a pandemia já foi respondida por 11% das escolas

Todas as notícias Categorias

16/03/2021Undime

Pesquisa sobre a pandemia já foi respondida por 11% das escolas

O objetivo da pesquisa, que faz parte da segunda etapa do Censo Escolar 2020, é coletar informações a respeito da situação das redes de ensino durante a pandemia

Disponível para preenchimento desde o dia 22 de fevereiro, a pesquisa “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil” já foi respondida por mais de 11% das escolas brasileiras. O objetivo é coletar informações a respeito da situação das redes de ensino durante a pandemia em 2020. A iniciativa faz parte da segunda etapa do Censo Escolar 2020, momento em que as escolas devem fornecer informações referentes à Situação do Aluno, por meio da declaração de rendimento e movimento escolar dos estudantes, além de responder ao novo questionário. 

O sistema Educacenso fica aberto com a segunda etapa do Censo Escolar 2020 até o dia 7 de abril. O período de retificação dos dados será de 22 de abril a 7 de maio. Até o momento, cerca de 35% das matrículas já receberam a informação sobre a situação dos alunos. 

Live – Para orientar os gestores das escolas e das redes de ensino sobre como declarar os dados da segunda etapa do Censo Escolar 2020, o Inep realizou, no dia 22 de fevereiro, uma live no canal do YouTube da autarquia. Na transmissão, gestores das escolas e das redes de ensino e representantes das secretarias de educação estaduais e municipais receberam orientações gerais e puderam esclarecer dúvidas. A live já possui mais de 107 mil visualizações, figurando entre os cinco vídeos mais populares do canal do Inep no YouTube. 

Pesquisa inédita – “Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil em 2020” é um instrumento de pesquisa que o Inep está lançando este ano, durante a segunda etapa do Censo Escolar 2020 – módulo Situação do Aluno, especialmente para conhecer como foi a resposta educacional do Brasil à pandemia de Covid-19 em 2020. Trata-se de um conjunto de perguntas adicionais que deverão ser respondidas pelo gestor da escola, no mesmo período de coleta da Situação do Aluno, do dia 22 de fevereiro até o dia 7 de abril, com a retificação no período de 22 de abril a 7 de maio de 2021. O resultado da pesquisa subsidiará a elaboração de estratégias para lidar com a excepcionalidade causada pela pandemia. 

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica brasileira, é coordenada pelo Inep e realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. O Censo Escolar é uma pesquisa que coleta dados indiretos, com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, por meio do Sistema Educacenso. 

Assista à live

Acesse ao formulário “Resposta Educacional à pandemia de Covid-19 no Brasil”

Acesse ao Manual de Preenchimento do Formulário

Saiba mais sobre a coleta da Situação do Aluno 2020

Conheça a Cartilha do Módulo Situação do Aluno 2020

 

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira


Parceria institucional