Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Mato Grosso conclui 14º Fórum Estadual

Todas as notícias Categorias

15/04/2019Undime

Undime Mato Grosso conclui 14º Fórum Estadual

A Undime Mato Grosso concluiu na última sexta-feira (12) o 14º Fórum Estadual da Seccional. O evento começou na quinta-feira (11), na capital Cuiabá. Segundo informações da Undime MT, o evento contou com a participação de 86 Dirigentes Municipais de Educação e 171 técnicos e coordenadores vinculados às Secretarias de Educação.

A partir do tema “A Gestão Municipal e os desafios frente às inovações nas estruturas organizacionais e nas políticas públicas da educação”, o evento teve como objetivo proporcionar aos Dirigentes Municipais de Educação, coordenadores pedagógicos e técnicos das Secretarias Municipais o aprimoramento dos conhecimentos para assumir compromissos com o esforço coletivo e colaborativo.

O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), marcou presença no primeiro dia do evento. Alessio participou da mesa de abertura e, na sequência, ministrou palestra sobre a temática central do Fórum. Entre os vários pontos que preocupam os secretários de Educação diante do cenário atual, o presidente destacou a indefinição sobre a continuidade de políticas e programas governamentais, os cortes orçamentários causados pela Emenda Constitucional nº 95/ 17 (Teto dos Gastos) e a cobrança dos órgãos de controle, como Tribunais de Contas e Ministério Público, para cumprimento dos Planos Municipais de Educação.

Outras duas questões que têm sido alvo de preocupação dos dirigentes, segundo ele, são: a proposta da Reforma da Previdência para a aposentadoria de professores e a Proposta de Emenda à Constituição que desvincula, redistribui e desobriga o investimento de percentuais mínimos do orçamento da União, passando a valer automaticamente a estados e municípios.

Ao longo dos dois dias a programação contemplou palestras e oficinas. No dia 11, entre as palestras, estavam a que abordou a gestão pública e o compromisso com a Educação e participação cidadã e outra sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a formação inicial e continuada de professores para a Educação Infantil na atualidade.

No mesmo dia, à tarde, o financiamento da Educação, o Fundeb, os recursos financeiros dos programas federais e os desafios para a efetivação do regime de colaboração foram discutidos com a participação do presidente da Undime Goiás e Dirigente Municipal de Educação de Goiânia, Marcelo Ferreira da Costa; do professor Bartolomeu Sousa, da Universidade Federal do Estado (UFMT); e do consultor legislativo, Ricardo Martins.

Na sexta-feira foi realizada a palestra sobre a política pública para a Educação Infantil com as professoras Maria Jussara Ceron e Geniana dos Santos. E ao longo dos dois dias do Fórum os participantes tiveram momentos voltados às oficinas do Conviva Educação e sobre Educação Infantil.

Nova diretoria

Durante o Fórum, foi realizada a eleição da nova diretoria executiva, conselho fiscal e os membros que irão compor o colégio eleitoral para o Fórum Nacional da Unidme. Silvio Aparecido Fidélis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande foi reeleito para o cargo de presidente da Seccional MT e Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente de Educação de Canarana, foi eleito vice-presidente.

Fonte: Undime/ Fotos: Undime MT


Parceria institucional