Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Fórum Regional Sudeste da Undime reúne líderes da educação municipal para debater as demandas prioritárias do setor

Todas as notícias Categorias

14/05/2024Undime

Fórum Regional Sudeste da Undime reúne líderes da educação municipal para debater as demandas prioritárias do setor

Evento representa um importante passo em busca da melhoria da qualidade do ensino ofertado pelas redes municipais

  

Nos próximos dias 16 e 17 de maio, a cidade de São Paulo será palco das discussões sobre os rumos da educação pública no Brasil com a realização do Fórum Regional Sudeste da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O evento será realizado no Auditório Uninove - Campus Vergueiro (Rua Vergueiro, 235/249 – Liberdade) e contará com a participação de centenas de participantes, entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias e prefeitos dos municípios do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Com um formato que privilegia o diálogo e a troca de experiências, o Fórum se propõe a debater temas estruturantes da educação pública brasileira através de conferências e mesas-redondas. Dentre os assuntos prioritários em pauta, destacam-se questões relacionadas à Nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021); gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR; educação integral; como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da história e cultura afro-brasileira e Indígena, entre outros.

Os desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar e as dificuldades das adolescências e juventudes no processo de Escolarização também representam aspectos fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino ofertado pelas redes públicas municipais e estarão em pauta no evento.

Durante dois dias de imersão, os participantes terão a oportunidade de se aprofundar nos temas em discussão, explorando diferentes perspectivas e estratégias para enfrentar os desafios presentes no cenário educacional. Além das conferências e mesas-redondas, o evento contará com um espaço de exposição, onde os participantes poderão conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime, assim como produtos e tecnologias de empresas credenciadas a expor no local.

Destaque para a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que estarão disponíveis para dar informações e orientações sobre as políticas e programas federais executados pelo MEC e suas autarquias.

O Fórum oferecerá, ainda, oficinas sobre diversas temáticas, incluindo Prestação de Contas, Educação Infantil, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Anos Finais do Ensino Fundamental, Educação Digital, Fundeb e Condicionalidades do VAAR, proporcionando aos participantes uma oportunidade de atualização e capacitação.

A solenidade de abertura contará com a participação do presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Ibaretama/CE; do presidente regional Sudeste, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP e presidente da Undime São Paulo; do vice-presidente nacional da Undime e presidente da Undime Mato Grosso, Silvio Fidelis e do Dirigente de Educação do município de São Paulo, Fernando Padula, entre outros.

Para o presidente da Undime, Alessio Costa, a realização do Fórum Sudeste representa um importante passo da instituição em estar cada vez mais perto dos municípios brasileiros. “A educação desempenha um papel fundamental na superação das desigualdades sociais presentes na região e em todo país. Reconhecer a importância do Sudeste é compreender a diversidade e a riqueza que a região agrega ao Brasil. Ao oferecer oportunidades igualitárias de aprendizado, criamos um ambiente propício para o desenvolvimento pleno dos estudantes, capacitando, assim, os indivíduos a enfrentar os desafios e a contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa”, afirma.

 

Serviço

Fórum Regional Sudeste
Data: 16 e 17 de maio de 2024
Local: Auditório Uninove - Campus Vergueiro. Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, 01525-000
Programação: https://forunsregionais.undime.org.br/regional-sudeste


Parceria institucional