Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Rio Grande do Sul escolhe nova presidência

Todas as notícias Categorias

13/05/2021Undime

Undime Rio Grande do Sul escolhe nova presidência

Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Ferrari Ruy Guasselli, é eleita presidente estadual

 

Nos dias 12 e 13 de maio de 2021, a Undime Rio Grande do Sul realizou o 31º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação do estado. Em razão do momento atual da covid-19, o evento aconteceu de forma virtual e teve como tema central “Os desafios da gestão educacional no contexto da pandemia”.

No primeiro dia de fórum (12), os convidados e palestrantes debateram sobre o formato do ensino híbrido, os desafios e possibilidades das práticas pedagógicas no pós pandemia, as atividades escolares e as normativas vigentes para o ano letivo, entre outros.

A abertura oficial do evento teve a participação de autoridades como o Secretário Executivo do Ministério da Educação, Victor Godoy Veiga; o Presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/ SP;  Raquel Teixeira, Secretária de Estado da Educação do Rio Grande do Sul; Emanuel Hassen, Presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs); Janaina Aldino, Dirigente Municipal de Educação de Porto Alegre; Ana Cristina Ferrarezi, Promotora de Justiça, representando do Ministério Público do Rio Grande do Sul; Estilac Xavier, Presidente do Tribunal de Contas do estado; Marcia Adriana de Carvalho, Presidente do Conselho Estadual de Educação; Fabiane Bitello, Coordenadora Estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Uncme/ RS) e o então presidente da Undime/ RS, Marcelo Augusto Mallmann.

O presidente nacional da Undime, Luiz Miguel Garcia, parabenizou a seccional reforçando a qualidade e importância do regime de colaboração do Rio Grande do Sul, que é um exemplo para outros estados do Brasil. 

Sobre o desafio do ensino não presencial, atual realidade da maioria de estados e municípios do país desde o início da pandemia, o Secretário Executivo do Ministério da Educação, Victor Godoy Veiga atribuiu que a dedicação de pais e professores permitiu que os estudantes continuassem a aprender mesmo longe da escola e que o Ministério da Educação trabalha de forma articulada com estados e municípios. “A educação acontece na ponta. O MEC respeita e apoia o trabalho realizado por todas secretarias de educação do país e trabalha com o propósito de auxiliar na oferta de condições necessárias para uma educação de qualidade e é fundamental trabalhar de forma articulada com a participação de todos os atores”, comenta.

No segundo dia de fórum (13), além dos debates, também foi realizada a eleição e posse da nova diretoria executiva para o biênio 2021-2023. Maristela Ferrari Ruy Guasselli, Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo, foi eleita Presidente da Undime/ RS e Mara Elizete Rebelo de Lourenço Dirigente Municipal de Educação de Santiago, foi escolhida vice-presidente. A eleição foi realizada a distância e a única chapa inscrita foi eleita por aclamação pelos Dirigentes Municipais de Educação associados à seccional.

Maristela, que está na sua terceira gestão como Dirigente Municipal de Educação em Novo Hamburgo, reconhece que estar à fente da Undime/ RS é um grande desafio, mas afirma que inicia o mandato com muita vontade e coragem para contribuir dando vez e voz a todos os DME, a fim de proporcionar, cada vez mais, qualidade à educação. “Entendo que uma educação de qualiade se consolida com o aluno aprendendo. E esse é o nosso foco, iremos dar apoio e assossoria às secretarias de educação e dirigentes municipais de educação de todo Rio Grande do Sul para que possamos contruir juntos a educação que tanto queremos”.

O 31º Fórum Estadual dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul foi realizado gratuitamente e irá disponibilizar certificado somente para participantes inscritos.

Fonte: Undime


Parceria institucional