Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Inscrições abertas: Desafio Criativos da Escola premiará iniciativas transformadoras de estudantes com uma viagem para a Itália

Todas as notícias Categorias

13/05/2019Undime

Inscrições abertas: Desafio Criativos da Escola premiará iniciativas transformadoras de estudantes com uma viagem para a Itália

Em Roma, estudantes premiados participarão da Conferência Global de Crianças e Jovens “Eu Posso”, que terá a presença do Papa Francisco

Estão abertas, até dia 30 de junho, as inscrições para a 5ª edição do “Desafio Criativos da Escola 2019”, realizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana. Até lá, crianças e jovens, alunos do Ensino Fundamental ou Médio, podem inscrever projetos que promovam histórias de mudanças e tragam soluções para questões que afetam suas escolas, comunidades ou mesmo municípios onde moram.

Três estudantes e um educador das sete iniciativas selecionadas embarcarão para a Itália em novembro, ao lado da equipe do Criativos, que arcará com todos os custos da viagem. Protagonismo, empatia, trabalho em equipe e potencial de transformação social serão alguns dos critérios levados em consideração durante o processo.

Em Roma, o grupo de estudantes trocará experiências com cerca de três mil estudantes que também estão implementando soluções transformadoras dentro e fora das escolas. As crianças e jovens participarão da Conferência Global de Crianças e Jovens "Eu Posso", com a presença do Papa Francisco, artistas e demais lideranças mundiais, e viverão uma imersão em escolas locais com adolescentes italianos que participam do movimento global Design For Change - que deu origem, no Brasil, ao Criativos da Escola - criado pela educadora e designer indiana Kiran Bir Sethi.

“No 5º ano no Brasil, já recebemos mais de 4.500 projetos das mais diversas e desafiadoras realidades, seja no campo, nos grandes centros urbanos ou nos territórios mais periféricos. E estamos ainda mais animados com este grande encontro. Durante os dias da conferência, essas meninas e meninos vão vivenciar verdadeiros processos de troca e aprendizagem. Serão milhares de estudantes protagonistas que vão ampliar este movimento por melhorias para suas escolas, para suas comunidades e, por que não dizer, para o mundo em que vivemos!”, destaca Gabriel Salgado, coordenador do programa Criativos da Escola.

Para auxiliar os educadores interessados em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos, o Criativos da Escola disponibiliza um material de apoio, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com a prática dentro e fora da sala de aula. Já os estudantes contam com o jogo de cartas “A Missão”, um baralho transformador que tem como propósito estimulá-los, de maneira autônoma, a ultrapassar desafios para a concretização das iniciativas. Outra fonte de inspiração são os programas do canal do Criativos da Escola no YouTube. No programa “Lu de Lupa”, por exemplo, a jovem Luiza Geiling propõe um bate-papo leve, divertido, ágil e cheio de questionamentos.

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Alana


Parceria institucional