Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Censo Escolar: encontro nacional reúne representantes da Undime na Paraíba

Todas as notícias Categorias

12/12/2017Undime

Censo Escolar: encontro nacional reúne representantes da Undime na Paraíba

 

Representantes da Undime dos 26 estados da federação participam nesta terça-feira, 12 de dezembro, do Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017. O evento acontece em João Pessoa (PB) e vai até quinta-feira, 14 de dezembro. O objetivo é avaliar, junto às entidades parceiras, a execução do processo censitário realizado, apresentar as alterações e levantar sugestões para o Censo Escolar de 2018.

Na mesa de abertura, a Undime foi representada pela presidente da seccional Paraíba, professora Iolanda Barbosa da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Campina Grande (PB). Também compuseram a mesa: a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini; o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio; a coordenadora-geral do Censo da Educação Básica, Célia Gedeon; o secretário de estado da educação da Paraíba, Aléssio Trindade de Barros; e o coordenador estadual do Censo Escolar na Paraíba, Antônio de Caldas Irmão.

A presidente da Undime PB falou sobre a importância do Censo Escolar para a educação e como essa ferramenta é relevante para a efetivação do pacto federativo, pois oportuniza aos municípios a possibilidade de vinculação de recursos por meio de parceria com o Inep, MEC e FNDE. Além disso, Iolanda ressaltou que o Censo Escolar é uma ferramenta essencial para o diagnóstico da educação no país.

Desta vez, o Encontro Nacional do Censo Escolar, realizado anualmente, terá palestras e grupos de discussão em torno dos temas pertinentes ao levantamento estatístico. Nesta edição, segundo o Inep, serão abordadas, dentre outras pautas: Educação Indígena segundo os dados do Censo Escolar; o financiamento baseado nos dados do Censo; os desafios para o cumprimento do princípio da Confidencialidade Estatística; programas e políticas federais que utilizam os dados do Censo, curiosidades nos dados do Censo Escolar e a Revisão dos Formulários do Educacenso.

Clique aqui e confira a programação completa.

Fonte: Undime com informações do Inep


Parceria institucional