Todas as notícias Categorias

12/08/2019Undime

17º Fórum Nacional da Undime começa nesta terça (13)

 Evento será realizado na Bahia

A Bahia será palco para o 17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. A partir do tema "Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem", o evento tem por objetivo debater este e outros assuntos ligados ao tripé que sustenta a educação pública brasileira.

Na Costa do Sauípe, ao longo dos quatro dias de programação, de terça-feira (13) até a sexta-feira (16), o evento pretende mobilizar cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir assuntos como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação, a apresentação das ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à educação e minicursos do Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar.

A programação completa está disponível, no site do Fórum http://17forum.undime.org.br. A primeira conferência, que abordará o tema do evento, será ministrada em conjunto pelo professor e pesquisador, Jose Marcelino de Rezende Pinto; o filósofo, Cipriano Carlos Luckesi; e a diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas, Claudia Costin. Para a cerimônia de abertura está confirmada a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

No dia 14 haverá uma mesa-redonda cuja proposta é debater o novo Fundeb. Para falar sobre o assunto estão confirmados: Daniel Cara, coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Josué Modesto, Secretário de Educação do Estado de Sergipe e representante do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed); o senador Flavio Arns, relator da PEC 65/19; e Gilberto Perre, secretário executivo da Frente Nacional de Prefeitos.

Ainda no dia 14, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai apresentar o catálogo e mapa de escolas de educação básica no Brasil.

No dia 15, os participantes terão a oportunidade de assistir à conferência “Metodologias ativas para a promoção da aprendizagem com o educador e pesquisador João Manoel Moran. Na sequência, serão realizados mincursos sobre diferentes assuntos. E no dia 16 o palestrante Eduardo Shinyashiki vai falar sobre “Competências Socioemocionais: aprender a conhecer, conviver, trabalhar e ser”.

Organizada em conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas, a 17ª edição do Fórum Nacional vai contar ainda com um espaço destinado aos estandes. Haverá salas de atendimento governamental (FNDE, SEB, Semesp e Sealf), estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, Unicef e Uncme) e estandes de empresas credenciadas.

17º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação
Data: 13 a 16 de agosto de 2019
Local: Mata de São João/ BA
Mais informações: http://17forum.undime.org.br/

Fonte: Undime


Parceria institucional