Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Nova fase do Volta ao Novo tem início com foco na Motivação para Aprendizagem

Todas as notícias Categorias

11/06/2021Undime

Nova fase do Volta ao Novo tem início com foco na Motivação para Aprendizagem

Instituto Ayrton Senna retoma parceria com Undime para a disseminação de conhecimento e estratégias de apoio à Educação Integral em tempos de pandemia

Na próxima terça-feira (15), o Instituto Ayrton Senna e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) dão início à segunda fase do programa Volta ao Novo. A nova etapa irá focar na continuidade da disseminação de conhecimento e estratégias de apoio à Educação Integral dos estudantes em tempos de pandemia.

Na primeira fase do projeto, realizada no segundo semestre de 2020, multiplicadores da Undime participaram de encontros formativos com o objetivo de desenvolver estratégias de inclusão das competências socioemocionais de estudantes e educadores no planejamento do ensino remoto e de um eventual retorno das aulas presenciais. Todo o conhecimento está sendo compartilhado com as redes municipais de ensino de todo o país.

Na segunda fase do programa, os multiplicadores indicados pelas seccionais da Undime serão convidados a refletir sobre como diferentes temas podem apoiar os educadores no período de aulas não presenciais e retorno gradual às escolas. Além das competências socioemocionais, serão abordadas as competências Cognitivas e a Motivação para aprender, essa última referente ao mais novo horizonte de pesquisa do Instituto, que será lançado oficialmente no Seminário internacional Motivação: evidências para promover a aprendizagem.

Segundo Carlos Mandel, coordenador de Disseminação de Conhecimento do Instituto Ayrton Senna, o objetivo dessa nova fase é aproveitar o canal criado com os multiplicadores em 2020 para continuar levando o conhecimento desenvolvido pelo Instituto para as redes municipais.

“A intenção é fortalecer ainda mais a ponte entre a ciência, a prática e a gestão educacional, garantindo que os conhecimentos gerados pelo Instituto apoiem a formulação de políticas públicas e tomada de decisão de gestores de todos os níveis”, ressalta.

Educação Integral
Os encontros da segunda fase do Volta ao Novo com a Undime serão bimestrais e acontecerão até dezembro de 2021, sendo o primeiro tema abordado a Motivação para Aprendizagem. Após o seminário internacional, a equipe do Instituto se juntará aos multiplicadores da Undime em mais dois encontros para apoiar os educadores no desenvolvimento de estratégias relacionadas à temática dentro do contexto da pandemia.

A segunda temática dessa nova fase, prevista para ser apresentada aos multiplicadores em agosto, terá foco na Alfabetização e Correção de Fluxo. A abordagem das competências cognitivas será voltada ao desenvolvimento de estratégias para reduzir os prejuízos de aprendizagem na pandemia, eliminar desigualdades resultantes de diferenças no contexto de cada criança e jovem, e manter as oportunidades de avanços para todos. O módulo final, previsto para outubro, irá conectar todos os módulos anteriores (Socioemocional, Motivação e Cognitivo) ao conceito de Educação Integral.

“Essa nova fase do Volta ao Novo é uma oportunidade de apoiar ainda mais os educadores das redes municipais de educação na batalha contra os prejuízos causados pandemia, que ainda não acabou. Isso se tornou realidade graças ao conhecimento do Instituto Ayrton Senna em Educação Integral e a todo o comprometimento dos multiplicadores da Undime na primeira fase do programa no ano passado, que abordou as competências socioemocionais”, afirma Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime.

Quer saber mais sobre a primeira fase do Volta ao Novo com a Undime? Clique aqui

Fonte: Instituto Ayrton Senna e Undime 
Foto: Estúdio Euka / Instituto Ayrton Senna

https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/conteudos/nova-fase-do-volta-ao-novo-tem-inicio-com-foco-na-motivacao-para-aprendizagem.html 


Parceria institucional