Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Destaque > Undime participa de Seminário de Monitoramento da Metas do PNE

Todas as notícias Categorias

11/06/2018Undime

Undime participa de Seminário de Monitoramento da Metas do PNE

Representantes da Undime participaram, na última quinta-feira (7), do Seminário de Apresentação do Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (PNE) 2018, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília (DF). O evento, que contou com a presença do Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, marcou os quatro anos de implementação do Plano.

Na ocasião, o ministro da educação ressaltou o papel da Undime, destacando a entidade como instituição parceira na formulação de políticas direcionadas à área. Rossiely Soares da Silva apontou como principal desafio o alcance da Meta 20, que prevê a ampliação do investimento público em educação pública a 7% do PIB nacional até o 5º ano de vigência do PNE. Segundo ele, as formas de financiamento à educação precisam ser discutidas sob todos os ângulos, não apenas para ampliar os recursos necessários, mas também para aprimorar a sua aplicação.

No que concerne especificamente à Meta 1, de responsabilidade dos municípios, que prevê a universalização da pré-escola (4 e 5 anos) e a ampliação do atendimento em creches (0 a 3 anos) em 50% até 2024, os dados do relatório revelam que, apesar da melhoria dos percentuais de crescimento nesses dois seguimentos, o Brasil ainda não conseguiu atingir a meta da pré-escola, registrando o percentual de 91,5% de crianças matriculadas nesta fase. Na creche, o percentual de cobertura ainda se encontra em 32%.

“Os municípios brasileiros, sem o apoio e parceria da União e dos estados, não terão condições de atingir esta meta, o que remete urgentemente, a retomada de políticas voltadas para educação infantil, bem como a aplicação de maiores investimentos para esta etapa”, comentou o presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima.

O Relatório – segundo da série que o Inep deve publicar a cada dois anos até 2024 – foi produzido por pesquisadores da Diretoria de Estudos Educacionais (Dired), responsável pela produção de estudos para subsidiar o monitoramento do PNE.

O trabalho é fruto do processo de discussão, construção e aprimoramento de indicadores, que buscou incorporar as perspectivas qualificadas de técnicos, especialistas, gestores, educadores e representantes de entidades governamentais e não governamentais que atuam na área educacional e estão envolvidos no monitoramento do PNE.

Dirigentes da Undime do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Tocantins participaram do seminário.

Para acessar a íntegra do Relatório, clique aqui.

 Fonte: Undime / Fotos: Undime 


Parceria institucional