Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Salto para o Futuro debate gestão da educação nesta quarta-feira, 8

Todas as notícias Categorias

08/08/2018Undime

Salto para o Futuro debate gestão da educação nesta quarta-feira, 8

Nesta semana, o Salto para o Futuro, programa da TV Escola, vai debater os objetivos dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), ação que une esforços de redes municipais e estaduais para atuarem de forma colaborativa com o poder público com o intuito de superarem dificuldades e garantirem a aprendizagem dos alunos. Os convidados do programa desta quarta-feira, 8, que vai ao ar às 20h, são Mário Fernandes, secretário de Educação de Águas Mornas (SC), e Cybele Amado, diretora-presidente do Instituto Chapada – ADE da Bahia.

Questões como formação de professores, infraestrutura escolar e uso adequado de laboratórios e salas são algumas das importantes ações que unem profissionais da educação e cidadãos no desafio de uma educação de qualidade para crianças e jovens. Para Cybele Amado, a união da comunidade vai além de apontar problemas e soluções. “É preciso executar e cooperar efetivamente. A construção desse processo é fortalecida por meio da união de professores, coordenadores e pais da comunidade”, afirma.

O programa, comandado por Bárbara Pereira e Murilo Ribeiro, conversa também com Mário Fernandes que, por meio de diagnósticos da rede de seu município, descobriu que 12% dos alunos da Grande Florianópolis estavam com mais de dois anos de atraso no ensino. Para melhorar esse e outros problemas, o ADE da região fixou quatro metas. “Alfabetização na idade certa, erradicar a distorção idade-série, o melhor uso da hora-atividade dos educadores e um curso de formação para diretores de escolas da região, para que possam se capacitar na área administrativa e pedagógica", revela o secretário.

O Salto para o Futuro é exibido todas as quartas-feiras, na TV Escola, às 20h. Os episódios também ficam disponíveis no portal da emissora e no canal do YouTube.

Fonte: MEC

https://bit.ly/2vsRTm5

 

 


Parceria institucional