Você está aqui: Página Inicial > Notícia > CGU lança Game da Cidadania para engajar adolescentes e jovens no combate à corrupção

Todas as notícias Categorias

07/10/2019Undime

CGU lança Game da Cidadania para engajar adolescentes e jovens no combate à corrupção

Iniciativa usa tecnologia para tratar do tema de forma leve e atrativa

A Controladoria-Geral da União (CGU) lançou a 1ª Edição do Game da Cidadania, iniciativa que tem o objetivo de estimular a reflexão e a conduta ética e cidadã entre o público adolescente e jovem. Fruto de parceria com o projeto Diálogos Setoriais, o jogo é realizado em plataforma virtual da CGU e usa o recurso de contação de histórias para testar o conhecimento do jogador.

O Game da Cidadania é uma nova ação da CGU voltada aos adolescentes e jovens de 12 a 17 anos, com o intuito de desenvolver a consciência crítica sobre pequenos atos de corrupção que podem passar despercebidos no dia a dia, sendo muitas vezes classificados como de baixa relevância. O diferencial da iniciativa é o fato de qualquer pessoa nessa faixa etária poder participar, independentemente de a escola onde estuda estar engajada em algum projeto conduzido pela CGU.

A atividade está estruturada em três etapas que demandam o uso da tecnologia. Na primeira, o usuário precisa fazer um cadastro no sistema de concursos da CGU pelo link https://educacaocidada.cgu.gov.br/programas/game-da-cidadania. A segunda etapa é o próprio jogo, que tem como base a gamificação/storytelling, cujo tema é “cidadania todo dia”. As questões apresentam situações de conflitos éticos do cotidiano para que o participante possa optar pelo posicionamento correto.

Os participantes que conseguirem acertar todas as questões da segunda etapa e fizerem a pontuação máxima ganham o direito de enviar o link de um vídeo de um minuto (1 minuto de cidadania) produzido por ele mesmo para concorrer a prêmios. A participação no concurso de vídeos constitui a terceira etapa do Game da Cidadania. Os vídeos serão julgados por comissão julgadora publicada em portaria e os 10 melhores vídeos serão premiados com o valor de R$ 1 mil cada. Os vídeos vencedores serão publicados nas páginas e redes sociais da CGU, a fim de tornar o participante um protagonista da ação de combate à corrupção.

1ª Edição do Game da Cidadania
Inscrições: até 25 de outubro de 2019
Pelo link: https://educacaocidada.cgu.gov.br/programas/game-da-cidadania 

Fonte: CGU com adaptações


Parceria institucional