Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Notícias Undime > Semana Global do Empreendedorismo começa em todo o país no dia 18 de novembro

Todas as notícias Categorias

04/11/2019Undime

Semana Global do Empreendedorismo começa em todo o país no dia 18 de novembro

Ações sobre empreendedorismo podem ser estimuladas nas escolas

“Empreender é viver o futuro hoje”. Esse é o tema da 12ª edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE), que acontece de 18 a 24 de novembro, em todos os estados do país. O evento é um movimento que inspira, conecta, capacita jovens e adultos que se interessem por empreendedorismo. Durante sete dias, serão realizadas palestras, workshops, oficinas, feiras, cursos, debates e competições online. No Brasil, a programação vai além e se estende ao longo de todo o mês de novembro.

Criatividade, liderança e flexibilização são características empreendedoras que, num mundo tão competitivo, destacam pessoas e transforam suas realidades. Nesse sentido, a Semana Global do Empreendedorismo é uma oportunidade para que diferentes perfis, inclusive os gestores públicos possam criar possibilidades e incentivar a comunidade a desenvolver ações que estimulem o ecossistema empreendedor.

A ideia é pautar o tema do empreendedorismo também nas escolas. Como possíveis ações, por exemplo, estão a de reconhecer empresários e lideranças locais que foram capazes de agregar importantes valores e inspirar a ação de outros; e inspirar novos empreendedores, especialmente dentro das escolas. As opções são variadas e os gestores podem estimular o debate sobre os mais diferentes formatos (palestras, conversas, trocas de experiências).

Para facilitar a mobilização e a comunicação sobre a Semana Global foi criado o site www.empreendedorismo.org.br. Por meio dele, é possível cadastrar as ações a serem realizadas pelos municípios, além de consultar a programação em cada estado.

No Brasil, o Sebrae é a instituição responsável pela coordenação nacional, justamente com o Conselho da Semana Global, composto pela Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje), Endeavor e Junior Achievement; além de órgãos do poder público, empresas, organizações não governamentais, incubadoras, aceleradoras, entre outros agentes da sociedade.

A Semana Global de Empreendedorismo foi criada em 2007 com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora. Em 11 anos, os 18 países fundadores da iniciativa, entre eles o Brasil, se multiplicaram para mais de 170. O movimento chegou no Brasil em 2008 e, desde então, apresenta resultados positivos. Atingiu em 2014, 5.811 atividades, nos 26 dos estados e no Distrito Federal, contando com mais de 1 milhão e 600 mil participantes. Em 2018, primeiro ano em que a SGE ficou sob a coordenação do Sebrae, foram realizados 8.296 eventos, em 1.161 cidades, com 670 instituições, alcançando mais de 1 milhão de participantes.

Para saber mais acesse www.empreendedorismo.org.br

Fonte: Sebrae com adaptações


Parceria institucional