Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Participantes debatem os novos rumos da Educação Básica no 17º Fórum da Undime SC

Todas as notícias Categorias

04/04/2019Undime

Participantes debatem os novos rumos da Educação Básica no 17º Fórum da Undime SC

A Undime Santa Catarina realiza, até quinta-feira (4), no Centro de Convenções e Exposições Expoville, em Joinville, o 17º Fórum Estadual Ordinário. O evento começou na tarde da última terça-feira (2).

As novas perspectivas para a educação serão apresentadas ao longo de três dias por meio de palestras, oficinas e mesas de discussão. Voltado aos Dirigentes Municipais de Educação e integrantes das equipes técnicas das secretarias, cerca de 350 participantes debatem os "Novos Rumos da Educação Básica".

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, esteve na abertura do evento e, na sequência, ministrou palestra intitulada "A gestão pública municipal e os órgãos de fiscalização". Alessio disse que os profissionais devem saber com clareza quais são atualmente os desafios em âmbito nacional no que se refere à Educação. São cinco: cumprimento das metas estratégias do Plano Nacional de Educação; a criação do Sistema Nacional de Educação; revisão do Pacto Federativo; implementação do Custo Aluno Qualidade e a instituição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como instrumento permanente de financiamento da educação básica pública.

Apesar de citar as barreiras enfrentadas no ambiente educacional, o presidente da Undime reforçou que “não podemos desanimar, muito menos desistir”, ao lembrar de alguns avanços do Plano Nacional de Educação. Entre eles, a elaboração dos planos decenais de educação em quase 100% dos municípios; a instituição da Rede de Monitoramento e Avaliação dos Planos Estaduais e Municipais de Educação pela antiga Secretaria de Articulação com os Sistema de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC); os estudos sobre o cumprimento das metas e estratégias do PNE e a publicação de resultados; o Fórum Permanente de atualização do Piso Salarial do Magistério; e a ampliação das matrículas de creche e pré-escola. Tudo isso, segundo ele, apesar da queda do repasse de recursos. “Educação de qualidade precisa de investimentos”, enfatizou.

A importância do regime de colaboração para consolidação das políticas públicas foi destaque na palestra, que segundo ele, deve ter como princípios o alcance de objetivos comuns, interesse das partes, ganhos mútuos, transparência e ética. “Só existe regime de colaboração efetivo se há pontos em comum entre as duas partes”, lembrou. Alessio explicou ainda que o regime de colaboração pode estar presente na concentração de esforços para superar os desafios municipais e nas estratégias para garantir direito à educação.

Além de palestras, workshops e apresentação de práticas exitosas das redes municipais catarinenses, haverá eleição da Diretoria Executiva da Undime SC para o biênio 2019-2021.

A programação completa do evento pode ser conferida pelo link http://undime-sc.org.br/wp-content/uploads/2019/03/Programa%C3%A7%C3%A3o-17%C2%BA-F%C3%B3rum-Ordin%C3%A1rio.pdf 

Fonte: Undime/ Fotos: Undime SC


Parceria institucional