Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Curso Alfabetização Baseada na Ciência abre mais 40 mil vagas para alfabetizadores

Todas as notícias Categorias

04/01/2021Undime

Curso Alfabetização Baseada na Ciência abre mais 40 mil vagas para alfabetizadores

Capacitação gratuita agora tem 80 mil vagas para profissionais da educação, que atuam na alfabetização de crianças, e estudantes de licenciaturas

Devido à grande procura, o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) decidiram abrir na quinta-feira, 24 de dezembro, mais 40 mil vagas no curso on-line Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), dobrando a oferta. A capacitação é gratuita e destinada a profissionais da educação, que atuam na alfabetização de crianças, e estudantes de licenciaturas.

As 40 mil vagas iniciais, abertas no dia 8 de dezembro, foram preenchidas em 10 dias. Com carga horária de 160 horas, o curso terá início em 11 de janeiro de 2021. As aulas serão realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), por meio de vídeos, materiais de leitura e tarefas de estudo, concebidos de acordo com os princípios da gamificação e dos recursos abertos.

“O objetivo é melhorar a qualidade da alfabetização das nossas crianças, um compromisso do governo brasileiro. Para isso, é preciso preparar e valorizar os nossos professores”, explica Benedito Aguiar, presidente da Capes. “Com esta ação de formação continuada, o MEC renova seu compromisso com a valorização dos profissionais da área da alfabetização, oferecendo à Educação brasileira um curso de alta qualidade, com padrão internacional”, acrescenta Carlos Nadalim, secretário de Alfabetização do MEC.

A produção do curso, que é parte do programa de alfabetização escolar Tempo de Aprender, resulta da cooperação internacional entre a Capes, a Secretaria de Alfabetização (Sealf) do MEC, a Universidade do Porto (UP), o Instituto Politécnico do Porto (IPP) e a Universidade Aberta de Portugal (UAb).

A parceria prevê, além da formação a distância, levar professores alfabetizadores a Portugal em 2021 e 2022. As inscrições podem ser feitas no seguinte endereço: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/12361/informacoes. Mais informações: alfabetizacao.mec.gov.br.

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/curso-abc-abre-mais-40-mil-vagas-para-alfabetizadores 


Parceria institucional