Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Fórum da Undime Rondônia reúne dirigentes em São Francisco do Guaporé

Todas as notícias Categorias

18/03/2019Undime

Fórum da Undime Rondônia reúne dirigentes em São Francisco do Guaporé

A Undime Rondônia realizou, na última quinta (14) e sexta-feira (15), o XV Fórum Estadual Ordinário da seccional. O evento aconteceu no município de São Francisco do Guaporé, localizado a cerca de 600 quilômetros da capital, Porto Velho. 

Na ocasião, houve eleição para definir a nova diretoria executiva, o conselho fiscal e os membros que irão compor o colégio eleitoral e seus respectivos suplentes. A Dirigente Municipal de Educação de Cujubim, Débora Lúcia Raposo da Silva, foi eleita para ocupar a presidência da Seccional pelos próximos dois anos. Ela assume no lugar de Leiva Custódio Pereira, Dirigente de Ji-Paraná. A vice-presidência será exercida por Clesio Cassio Almeida, Dirigente de Vilhena.

Com a presença de 200 participantes, de 47 municípios do estado, o evento pautou, no dia 14, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na palestra mediada pela representante da Undime RO, Lucélia Lima de Souza, e a aplicação dos 25% da receita e orientações sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), concedida por representantes do Tribunal de Contas do Estado. Os participantes tiveram também um tempo destinado à plataforma Conviva Educação, que apoia de forma gratuita a gestão das secretarias.

No dia 15, pela manhã, os participantes acompanharam a mesa redonda que debateu a situação do Transporte Escolar após a aprovação da Lei 4.426/2018, que instituiu o programa de Transporte Escolar Compartilhado “Ii e Vir” no Estado. O projeto é uma iniciativa da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), que a partir de 2016, se debruçou em estudos técnicos para encontrar uma solução para os entreves burocráticos que as prefeituras tinham ao realizar o transporte de alunos da rede estadual de ensino. A mesa contou com a participação de representantes da Undime, Secretaria de Estado da Educação e Ministério Público.

Além disso, estavam na programação a palestra sobre o Projeto Nenhum a Menos, iniciativa do Ministério Público do Estado para monitorar a falta dos alunos na escola. Pelo projeto, quando detectadas três faltas consecutivas, o órgão é acionado pela escola para verificar o que está acontecendo com o estudante.

O programa Saúde na Escola (PSE) também foi apresentado aos participantes pelas técnicas da Seduc Rondônia, Maria Madalena Roca e Josenice Nara Johnson. O Programa é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007, que envolve políticas voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Fonte: Undime/ Fotos: Undime RO


Parceria institucional