Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Undime Mato Grosso promove Fórum Estadual nos dias 11 e 12 de abril

Todas as notícias Categorias

03/04/2019Undime

Undime Mato Grosso promove Fórum Estadual nos dias 11 e 12 de abril

A partir do tema “A Gestão Municipal e os desafios frente às inovações nas estruturas organizacionais e nas políticas públicas da educação”, a Undime Mato Grosso realiza nos dias 11 e 12 de abril o 14º Fórum Estadual da Seccional. O evento será realizado na capital Cuiabá e pretende contar com a participação de 250 pessoas.

O Fórum tem como objetivo proporcionar aos Dirigentes Municipais de Educação, aos coordenadores pedagógicos e técnicos das Secretarias Municipais o aprimoramento dos conhecimentos para assumir compromissos com o esforço coletivo e colaborativo. Isso porque, cada ente federado possui seu papel já traçado e articulado a outros, formando assim uma cadeia de ações interdependentes frente às metas elencadas nos planos de educação.

O evento será marcado por palestras e oficinas. No dia 11, entre as palestras, está a que vai abordar a gestão pública e o compromisso com a Educação e participação cidadã, que será ministrada pelo presidente da Unidme Rio Grande do Sul e Dirigente Municipal de Educação de Novo Hamburgo, Marcelo Malman, e pela consultora Jane Shirley Escodro Ferretti. Na sequência, Cleuza Repulho, representante da Fundação Lemann e ex-presidente da Undime, e Jaqueline Pasuch, do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib), falarão sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a formação inicial e continuada de professores para a Educação Infantil na atualidade.

No mesmo dia, à tarde, o financiamento da Educação, o Fundeb, os recursos financeiros dos programas federais e os desafios para a efetivação do regime de colaboração serão discutidos com a participaão do presidente da Undime Goiás e Dirigente Municipal de Educação de Goiânia, Marcelo Ferreira da Costa; do professor Bartolomeu Sousa, da Universidade Federal do Estado (UFMT); e do consultor legislativo, Ricardo Martins.

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação foi convidada para falar sobre a criação e o fortalecimento dos Conselhos.

No segundo dia, as atividades começam com a palestra sobre a política pública para a Educação Infantil com as professoras Maria Jussara Ceron e Geniana dos Santos.

Ao longo dos dois dias do Fórum serão realizadas oficinas do Conviva Educação e sobre Educação Infantil.

O Fórum será palco, também, da eleição da nova diretoria da Seccional para o biênio 2019-2021. Prevista para o dia 12, serão eleitos presidente e vice-presidente, além de demais membros do Conselho Nacional de Representantes e delegados da instituição para o Fórum Nacional da Undime.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até esta quarta-feira (3), pelo link https://form.jotformz.com/90704463756664. A taxa de inscrição é de R$ 200 para municípios filiados adimplentes com a Seccional e de R$ 500 para municípios filiados inadimplentes.

14º Fórum Estadual Ordinário da Undime Mato Grosso
Data: 11 e 12 de abril de 2019
Local: Salão Martin Pescador do Hotel Fazenda Mato Grosso. Rua Antônio Dorileo, 1100, Coxipó. Cuiabá/ MT
Inscrições: https://form.jotformz.com/90704463756664  
Informações: (65) 3644-2016 e (65) 3644-3377

Fonte: Undime


Parceria institucional