Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime marca presença no encontro Redes que Transformam

Todas as notícias Categorias

02/10/2019Undime

Undime marca presença no encontro Redes que Transformam

Evento reuniu mais de 600 pessoas em Embu das Artes/SP

Domingo também é dia de discutir Educação. O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, participou no último domingo (29) do Encontro Redes Que Transformam.

Em Embu das Artes/SP, região metropolitana da capital paulista, Garcia esteve com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Jânio Macedo; a secretária de Educação de Roraima e representante do Consed, Leila Perussolo; e o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB/PB), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Juntos, os quatro, falaram no painel denominado "Uma Agenda para a Educação no Brasil: propostas para melhoria da aprendizagem".

O evento que começou no sábado (28) e terminou na manhã da segunda-feira (30) teve como principal objetivo fomentar a construção de um relacionamento de colaboração entre os diferentes atores da educação, a fim de contribuir com a melhoria da aprendizagem.

Mais de 600 pessoas participaram do encontro que contou com a presença de professores vindos de todas as 27 unidades da federação, secretários de educação e líderes pedagógicos de oito secretarias estaduais de educação e 43 secretarias municipais de educação, governadores, prefeitos, representantes do MEC, do Consed, da Undime, deputados federais da Comissão de Educação e palestrantes internacionais.

Na oportunidade, o presidente da Undime debateu sobre os principais desafios que a educação brasileira enfrenta e também compartilhou propostas de soluções para resolver esses desafios. Entre as principais ações promovidas pela Undime para solucionar os problemas enfrentados pela educação básica, Garcia falou sobre o trabalho em rede desenvolvido pela Undime com a articulação das seccionais em todos os estados.

Além disso, o presidente falou sobre a plataforma gratuita de gestão, desenvolvida pela Undime com apoio de 13 institutos e fundações, o Conviva Educação. Na visão dele, o Conviva deve ser cada vez mais utilizado pelas secretarias de educação como forma de valorizar a formação dos profissionais da educação, aproveitando o conteúdo oferecido para promover trabalhos formativos sobre diferentes assuntos que envolvem a área. Garcia ressaltou, ainda, a importância dos parceiros que, desde 2013, apoiam a iniciativa, como a Fundação Lemann, por exemplo.

O encontrou pautou assuntos como regime de colaboração, princípios para a excelência com equidade, engajamento político, relatos de experiências e oficinas temáticas sobre alfabetização, avaliação, educação integral, formação continuada e tecnologia.

Redes que Transformam

O Redes que Transformam reúne quatro programas que a Fundação tem em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação de todo o Brasil - a rede de professores Conectando Saberes, o Formar, o Educar Pra Valer e o PARC (Parceria para Alfabetização via Regime de Colaboração).

Fonte: Undime/Fotos: Fundação Lemann


Parceria institucional