Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Semana de Ação Mundial será realizada de 2 a 9 de junho

Todas as notícias Categorias

02/04/2019Undime

Semana de Ação Mundial será realizada de 2 a 9 de junho

O tema deste ano é “Educação: já tenho um Plano! Precisamos falar do PNE”

Coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação há 16 anos, a Semana de Ação Mundial (SAM) neste ano precede o 5º aniversário da Lei nº 13.005/2014, do Plano Nacional de Educação (PNE), dia 25 de junho. Assim, a SAM brasileira está dedicada ao monitoramento da implementação do PNE.

Neste ano, a mobilização da SAM traz um balanço do que foi feito e do que não foi feito desde 2014 – quando o Plano foi pactuado, pensando nos passos para a educação no Brasil até 2024 – de forma a exigir o cumprimento dos compromissos firmados pelo Estado brasileiro. O PNE já está na metade de seu decurso e ainda nenhuma meta foi integralmente cumprida.

Diante desse contexto, para a Semana de Ação Mundial 2019, o mote será “Educação: já tenho um Plano! Precisamos falar do PNE”, considerando que a garantia plena do direito à educação é condição para atingir, de fato, a Justiça Social no país. Por isso, a proposta é falar do PNE e fazer com que todos saibam que este direito já está na Lei, para que possa ser cobrado e garantido.

"Diante do contexto de crise política e econômica, a educação está, a cada dia que passa, mais atrasada. Os direitos humanos, de forma ampla, estão ameaçados! Seguiremos monitorando os indicadores da educação, de forma a exigir que as políticas públicas formuladas pelos tomadores de decisão tenham por base o que está previsto na nossa Constituição Federal de 1988: Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho", diz o Comunicado 01 da SAM, divulgado no site da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Como participar?

Qualquer pessoa, grupo ou organização pode participar da SAM, discutindo o tema e realizando atividades em creches, escolas, universidades, sindicatos, praças, bibliotecas, conselhos e secretarias, envolvendo todas e todos os que se interessam pela defesa da educação pública, gratuita e de qualidade no Brasil.

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas pelo site http://www.semanadeacaomundial.org/ até 1º de maio de 2019. Para tanto, é preciso entrar no site e preencher o formulário com a previsão da atividade, lembrando de colocar o endereço correto. Lá é possível encontrar alguns materiais digitais de divulgação virtual para começar a mobilização para as atividades.

Todos os materiais da SAM 2019 estarão, neste ano, disponíveis online, para download e também em formato para impressão, no site da SAM, na aba “Materiais”

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação pede a contribuição para que o maior número de pessoas divulgue nas redes sociais a SAM usando as hashtags #SAM2019 #EuTenhoUmPlano #PrecisamosFalarSobreOPNE #PNEpraValer #PNE.

O que é a SAM?

A SAM (Semana de Ação Mundial) é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003, com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação. De 2003 a 2018, a Semana já mobilizou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Apenas no Brasil, já são cerca de 1,5 milhão de pessoas. É a maior atividade de mobilização pela educação no mundo.

Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação com adaptações

https://bit.ly/2OE7Tdm 


Parceria institucional