Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime Goiás pauta políticas públicas e Regime de Colaboração em Fórum Estadual

Todas as notícias Categorias

15/03/2019Undime

Undime Goiás pauta políticas públicas e Regime de Colaboração em Fórum Estadual

Terminou na sexta-feira (15), em Goiânia (GO), o 10º Fórum Estadual Ordinário da Undime Goiás.  O evento, que contou com mais de 400 participantes, foi marcado pelo debate sobre os temas mais atuais do universo educacional e pela eleição da nova diretoria da Seccional para o biênio 2019-2021.

Reeleito para o cargo de presidente da Seccional, o Dirigente Municipal de Educação de Goiância, Marcelo Ferreira da Costa, conduzirá, por mais uma gestão, a missão de articular, mobilizar e integrar os Dirigentes de Educação dos 246 municípios goianos. O secretário municipal de Rio Verde, Miguel Rodrigues Ribeiro, deverá apoiá-lo neste trabalho, no papel de vice-presidente. Realizado na tarde de sexta (15), o pleito também elegeu os novos membros da Diretoria.

A abertura do encontro, realizada na quinta-feira (14), teve como destaque a palestra do presidente, Marcelo Costa Ferreira, sobre Regime de Colaboração. Para o dirigente da capital goiana, a melhoria na relação entre os entes federados – União, Estados e Municípios – é um dos maiores desafios da Educação. Recordando a previsão deste tipo de gestão na Constituição Brasileira, o professor afirmou que a “a Undime é uma das instituições catalisadoras do Regime”, mas que é “preciso melhorar o processo de colaboração”. “Nosso lema é não permitir que nenhum município fique distante”, afirmou.

O tema foi abordado, também, na sexta-feira (15), pela Secretária de Estado de Educação, professora Fátima Gavioli. Falando sobre a importância do Diálogo para a cooperação intergovernamental entre a Seduc e Undime Goiás, ela pediu maior envolvimento nas ações da Undime, lembrou que os problemas comuns permitem a criação de soluções compartilhadas e garantiu que está comprometida com o desenvolvimento de um Regime de Colaboração moderno, que não incorra em prejuízos a nenhum dos entes envolvidos.

Além de um panorama sobre a atual situação e dos planos à frente da Secretaria Estadual, Fátima Gavioli, lembrou que os municípios integram o Estado e que é fundamental estabelecer o envolvimento dos secretários municipais e coordenadores regionais. “Quando somos nomeados Superintendentes Regionais, Secretário, Coordenadores, a primeira agenda é se reunir com secretários dos municípios. Pedagogicamente, se nos acharmos um mais importante que o outro, estamos mortos”, sentenciou.

Destaques

A décima edição do Fórum goiano ainda teve entre os destaques a palestra da gerente-executiva do Instituto Aysrton Senna, Inês Kisil Miskalo, realizada na quinta-feira. Em sua fala, Inês alertou que o Brasil ainda enfrenta graves problemas na alfabetização. Citando que apenas 45% dos alunos de até 8 anos têm capacidade de leitura e conhecimento básicos de matemática, ela mostrou preocupações que vão além dos recentes dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

“Se não cuidarmos dessa parte no início da escolaridade, vamos perder crianças – como já estamos – pelo caminho. Alfabetizar não é só ensinar a ler, escrever. É enxergar o mundo, conseguir trabalhar com conhecimentos”, disse.

Na quinta-feira, a programação também incluiu a realização de oficinas sobre o Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento curricular de Goiás para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e a Educação Infantil; e sobre Educação Inovadora.

O formato ajudou a elucidar dúvidas de representantes de secretarias e dirigentes, que acreditam que o documento de referência será fundamental para assegurar o direito de estudantes à aprendizagem. Sobre o assunto, Inês Kisil Miskalo reforçou a importância da Base. “A BNCC olha o aluno por inteiro”, garantiu.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE), Flávio Roberto de Castro, e o vice-presidente e articulador dos Conselhos da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme Goiás), Elcivan Gonçalves França, foram os responsáveis pela condução do debate acerca da implementação dos currículos nos municípios goianos.

Já no último dia do Fórum, ainda integraram a agenda a palestra sobre Financiamento da Educação Básica, conduzida pelo especialista do Conviva Educação, André Pinheiro de Carvalho, e sobre a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa 6ª edição (OLP), liderada pela Coordenadora da OLP, Seduc/Consed, Arminda Maria de Freitas Santos e a representante da Undime Goiás, Rose Feitas.

Fonte: Undime/ Fotos: Undime GO


Parceria institucional