Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Conviva Educação promove encontro formativo com articuladores da plataforma

Todas as notícias Categorias

19/03/2019Undime

Conviva Educação promove encontro formativo com articuladores da plataforma

Articuladores do Conviva Educação participam, até o fim desta terça-feira (19), do encontro formativo realizado pela equipe da plataforma. Reunidos em São Paulo desde o início da segunda-feira (18), os articuladores que representam os 26 estados brasileiros receberam informações sobre as principais ações previstas no âmbito do Conviva para o ano de 2019.

Porta-voz da Undime no evento, a recém eleita presidente da Seccional Piauí, Cleidimar Tavares, Dirigente Municipal de Educação de Água Branca (PI), parabenizou a organização do evento e disse que “esse momento é uma oportunidade para promover o planejamento das ações a serem desenvolvidas nos estados, sempre pensando na qualidade da educação". Cleidimar elogiou também a forma como os trabalhos têm sido conduzidos no Conviva. "É importante destacar o quanto essa plataforma tem sido bem cuidada, pois a cada dia são disponibilizadas inovações para a melhoria da educação dos municípios", apontou. 

Os articulares do Conviva são um apoio aos usuários nos municípios. Eles têm a missão de disseminar as informações sobre a estratégia, realizar formações e prestar apoio aos usuários.

Na segunda-feira (18), além da apresentação das estratégias para 2019, foi confirmada a realização da 4ª Ação de Reconhecimento Conviva. A premiação tem como objetivo valorizar as iniciativas que promoveram melhorias na gestão da educação pública municipal por meio do uso da plataforma.

O Programa Melhoria da Educação, da Fundação Itaú Social, também foi pauta do encontro. Com um novo formato, a proposta é unir teoria e prática na formação continuada para gestores educacionais. As formações abordam tanto o eixo da gestão pedagógica quanto o da gestão administrativo-financeira. Dessa forma, os profissionais se preparam de maneira ampla para desempenhar suas funções.

Nesta terça-feira (19), a formação de professores, considerando a necessidade de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi discutida pela representante do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Anna Helena Altenfelder. O relacionamento entre a Secretaria Municipal de Educação e a escola também foi outro ponto de destaque durante o encontro.

Censo Escolar

Entre as ferramentas apresentadas está o recurso que permite a importação dos dados do Censo Escolar para a plataforma. Com essa ação, as informações referentes às Escolas, Turmas, Profissionais e Estudantes serão inseridas nas ferramentas do Conviva, de modo que o município tenha os dados da rede de forma padronizada, completa e de acordo com os critérios do Educacenso.

A partir dessa funcionalidade, a secretaria também poderá planejar as políticas públicas utilizando os dados oficiais do Censo de 2018. Além disso, ao atualizar os dados ao longo do ano, o município terá mais facilidade de preencher o próximo Censo Escolar.

Fonte: Undime/ Foto: Conviva Educação


Parceria institucional