Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Undime Rio de Janeiro promove Fórum Estadual de 10 a 12 de abril

Todas as notícias Categorias

21/03/2019Undime

Undime Rio de Janeiro promove Fórum Estadual de 10 a 12 de abril

Estão abertas, até o dia 31 de março, as inscrições para o 73º Fórum Estadual da Undime Rio de Janeiro. O evento será realizado nos dias 10, 11 e 12 de abril, no Copacabana Praia Hotel, no Rio de Janeiro, e vai contar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação da capital.

O Fórum terá como foco a eleição da diretoria executiva para o biênio 2019-2021 e a aprovação do novo estatuto da entidade. O tema desta edição é "Regime de Colaboração - Ações integradas para assegurar a manutenção, o desenvolvimento e a universalização do ensino obrigatório, garantindo a aprendizagem do aluno".

Além de Dirigentes Municipais de Educação, a Seccional espera receber integrantes das equipes das secretarias de educação e de outros profissionais da área educacional. A expectativa é receber cerca de 100 pessoas ao longo dos três dias do encontro.

Durante todo o Fórum haverá atendimento e suporte presencial para o uso da plataforma Conviva Educação. Além disso, a Seccional deverá contar com a presença de técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para atendimento de demandas dos municípios presentes.

A abertura do evento está marcada para a tarde do dia 10 e logo em seguida está prevista uma conferência sobre Regime de Colaboração e os desafios para a oferta da educação como direito humano, que será ministrada pelo professor André Lázaro, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

No dia seguinte, a programação prevê debates sobre "Regime de Colaboração e fortalecimento da Gestão Escolar", Olimpíada de Língua Portuguesa, avaliação e evasão escolar, que será uma mesa redonda ministrada por representantes do Ministério Público, Unicef e Undime para falar sobre a Busca Ativa Escolar e as alternativas para solução dos problemas.

O processo eleitoral será realizado na manhã do último dia, 12 de abril. Para aqueles que não participam desse momento, ou seja, técnicos das secretarias e convidados, haverá uma palestra com o coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica e Infraestrutura Educacional da Secretaria de Educação Básica do MEC, professor Alexsander Moreira, sobre os novos caminhos do Programa de Inovação Educação Conectada. Em seguida, será realizada uma palestra sobre financiamento da Educação, com o representante da Secretaria-Geral de Planejamento do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Marcio Jandre Ferreira. Também está na pauta uma discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular e o que muda a partir de agora.  

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas pela internet, por meio do link bit.ly/73forum. A taxa de inscrição é de R$ 250 por pessoa, de município adimplente, e R$ 400 para representantes de municípios inadimplentes. As vagas são limitadas.

73º Fórum da Undime RJ
Data: 10, 11 e 12 de abril de 2019
Local: Copacabana Praia Hotel. Rua Francisco Otaviano, 38, Copacabana - Rio de Janeiro/ RJ
Informações: (21) 3138-1177

Fonte: Undime


Parceria institucional