Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Na Câmara, Undime celebra Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores

Todas as notícias Categorias

26/03/2019Undime

Na Câmara, Undime celebra Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores

O Plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados foi palco na manhã desta terça-feira (26) da sessão solene para celebrar o Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores. A sessão foi solicitada pelo deputado Idilvan Alencar (PDT/CE).

A data é celebrada anualmente no dia 23 de março e, por considerar importante reafirmar a importância da Lei do Piso Salarial dos Professores e a necessidade de avançar nas políticas de valorização desses profissionais, o deputado fez questão de comemorar a data.

A sessão foi marcada pela presença do presidente da Undime São Paulo e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, Luiz Miguel Martins Garcia, que na ocasião representou o presidente Alessio Costa Lima. Além dele, compuseram a mesa: Pedro Cunha Lima, presidente da Comissão da Educação da Câmara; Luiz Roberto Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); Cecilia Motta, presidente do Conselho Nacional de secretários de Educação (Consed); João Marcelo Borges, diretor de estratégia política do Todos pela Educação; e Anízio Santos de Melo, presidente do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc).

Na ocasião, o presidente da Undime São Paulo agradeceu os esforços da deputada Professora Dorinha (DEM/TO) e de tantos outros políticos que lutam pela Educação Pública Brasileira com qualidade e equidade. 

No discurso, Luiz Miguel ressaltou ainda que comemorar a conquista do Piso Salarial do Professor representa o início de uma série de conquistas que o país precisa avançar. “A Undime sempre teve a visão e apoiou, desde o princípio, a existência de um Piso Nacional para o professor”, destacou ele ao complementar que a instituição foi importante no processo de conscientização dos prefeitos para que os eles compreendessem que professores bem pagos e valorizados representam um passo essencial para o aprimoramento da Educação Pública.

O representante da Undime reforçou, também, que a educação caminha por meio do professor, profissional que está no chão da escola, no dia a dia do aluno. Por fim, Luiz Miguel disse que espera comemorar a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e a execução de vários pontos dos Planos de Educação.

Cecília Motta, presidente do Consed, ao celebrar a data reconheceu que “não estamos aonde queríamos estar, mas avançamos muito”. O presidente do CNE seguiu a mesma linha. Curi ressaltou que a Lei do Piso foi um marco para a Educação, mas que é preciso discutir a formação inicial e continuada dos professores.

A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara dos Deputados no Youtube e pode ser conferida no link https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/54832.

Fonte/ Fotos: Undime


Parceria institucional