Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Programa Escolas Transformadoras disponibiliza Planos de Formação de Educadores para inspirar diretores e coordenadores pedagógicos no ambiente escolar

Todas as notícias Categorias

27/03/2019Undime

Programa Escolas Transformadoras disponibiliza Planos de Formação de Educadores para inspirar diretores e coordenadores pedagógicos no ambiente escolar

Materiais são baseados na série “Corações e mentes, escolas que transformam” e estão disponíveis para download gratuito na página de exibição da série no Videocamp

Para fomentar planejamentos, aprimorar as práticas de gestores escolares e compartilhar novas visões de educação transformadora, o programa Escolas Transformadoras, correalizado no Brasil pela Ashoka e pelo Instituto Alana, disponibiliza, gratuitamente, os “Planos de Formação de Educadores”, materiais pedagógicos inspirados nos quatro episódios da série “Corações e mentes, escolas que transformam”. Os conteúdos foram desenvolvidos para inspirar diretores, coordenadores e equipes pedagógicas durante os momentos de formação de professores nas escolas, seja em reuniões, em horários coletivos de formação, ou ainda como ferramenta de trabalho no âmbito da Associação de Pais e Mestres e Conselhos de Escola.

Desenvolvidos por Raquel Franzim, cocoordenadora do programa Escolas Transformadoras e coordenadora de Educação do Instituto Alana, e pela psicóloga Diana Silva, da equipe de Educação do Instituto Alana, os conteúdos sobre empatia, trabalho em equipe, criatividade e protagonismo, temas de cada episódio, buscam propor reflexões como: “Nossa escola faz sentido para estudantes, educadores e famílias?”; “Como construir uma escola que não deixe ninguém para trás?”; “Quais invenções permitem que os talentos e potenciais de todas e todos possam ser expressos e desenvolvidos na escola?”; e “Como a escola pode criar espaços de protagonismo em suas tomadas de decisão?”.

“Gestoras e gestores escolares são atores estratégicos em qualquer processo de transformação da educação. Este material coloca luz em uma função que geralmente é entendida como meramente administrativa, burocrática. Pelo contrário! A gestão escolar é viva, plural e mobilizadora de profundas transformações na escola e na sociedade”, destaca Raquel Franzim. 

Os materiais completos estão disponíveis na página de cada um dos quatro capítulos da série no Videocamp, e podem ser acessados por usuários cadastrados na plataforma como educadores. Já no site do programa Escolas Transformadoras, é possível encontrar uma síntese de cada Plano. Para acessar, basta ir à aba “Materiais do programa”.

“Corações e mentes, escolas que transformam”

Dirigida por Cacau Rhoden e lançada no segundo semestre de 2018, a série mostra como práticas de escolas públicas, comunitárias e particulares de São Paulo, Paraná, Bahia, Pernambuco, Ceará e Amazonas propõem a jovens, crianças e adultos que se tornem criadores de novas formas de ser, conviver e pensar, tanto em suas vidas quanto em suas comunidades.

Os quatro episódios de “Corações e mentes, escolas que transformam” estão disponíveis para exibições públicas e gratuitas, via Videocamp, neste link. Produzida pela Maria Farinha Filmes, a série é uma iniciativa do Instituto Alana, Ashoka e Itaú Social, com apoio da Gávea Investimento e Mercur.

Fonte: Instituto Alana


Parceria institucional