Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O que é a Undime

Todas as notícias Categorias

18/05/2015 Undime GO

O que é a Undime

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime é uma associação civil, sem fins lucrativos, constituída em outubro de 1986. Com sede em Brasília, a Undime coordena toda a rede de participação de seus membros e seccionais, presentes em cada Estado brasileiro, com destaque às ações que tenham por objetivo central a formulação e implementação de políticas educacionais.

A Undime Goiás é uma seccional que foi constituída em março de 1991, também como uma instituição sem fins lucrativos. Nossa missão é articular, mobilizar e integrar os Dirigentes (secretários/as) Municipais de Educação dos 246 municípios goianos, para construir e defender a educação pública com qualidade social. Por meio da Undime Goiás, as secretarias municipais de educação podem estabelecer redes solidárias de troca de informações e experiências. Dessa forma, nossa instituição proporciona aos Dirigentes Municipais de Educação (DME) e membros de suas respectivas secretarias a oportunidade de integrações em níveis regional e nacional.

Atendemos às solicitações dos DMEs por meio de assessoria técnica via telefone, e-mail, atendimentos individuais na sede da Undime Goiás e nas próprias secretarias de educação dos municípios filiados à nossa seccional. A instituição promove formações por meio de web e videoconferências, seminários, fóruns e encontros regionais. As assessorias versam sobre diferentes temáticas como: educação infantil; ensino fundamental; alfabetização; programas e sistemas do governo federal; carreira e formação dos trabalhadores em educação; gestão democrática; financiamento da educação; políticas públicas sociais; articulação com os governos, a sociedade e a família, dentre outros. A Undime Goiás mantém contatos com confederações, associações, organizações não governamentais, movimentos sociais, redes e demais entidades da sociedade civil, que tenham interesse no processo educacional. Estabelece também relações com as três esferas do poder público: Judiciário, Legislativo e Executivo.

Ao longo de sua existência, a Undime Goiás legitimou-se como instância representativa da educação nos municípios goianos, desempenhando papel importante nos processos de formulação e implementação de políticas nacionais na seara educacional. Nos últimos anos a Undime Goiás tornou-se referência no Brasil em diversas temáticas, como a Base Nacional Comum Curricular e Planos de Educação, dentre outras, recebendo convites do Ministério da Educação para colaborar nos processos de planejamento, elaboração e execução das referidas políticas. Todo este trabalho junto aos DMEs nos últimos 28 anos, resultou em uma credibilidade única atribuída à Undime Goiás e a todas ações a ela vinculadas.

Com vistas a uma melhor execução de seus serviços e uma maior divulgação de suas atividades, a Undime Goiás mantém as seguintes formas de comunicação:

  1. Site - https://go.undime.org.br/
  2. Facebook - https://www.facebook.com/undimego
  3. Twitter - https://twitter.com/UNDIME_GO
  4. E-mail - banco de dados com os endereços eletrônicos das secretarias municipais de educação do Estado de Goiás.
  5. Telefone - (62) 3524-5119    3524-5125

A Undime tem a seguinte estrutura:

  • Fórum Estadual: é o órgão máximo deliberativo da entidade, do qual participam todos os Dirigentes Municipais de Educação do estado. Reúne-se, ordinariamente, a cada dois anos ou, extraordinariamente, sempre que convocado pela diretoria executiva, ou pela maioria simples dos demais membros do conselho nacional de representantes.
  • Diretoria Executiva: composta de quatro membros titulares e dois suplente, eleitos a cada dois anos. São eles: presidente, vice-presidente, secretário de coordenação técnica, suplente de secretário de coordenação técnica, secretário de finanças e suplente de secretário de finanças. A diretoria é eleita pelos Dirigentes Municipais de Educação associados à Undime Goiás, no Fórum Estadual.
  • Conselho Nacional de Representantes: Conselho nacional que compõe-se de três titulares e três suplentes eleitos nos fóruns estaduais, a cada dois anos, pelos Dirigentes Municipais de Educação de cada Estado.
  • Conselho Fiscal: constituído de três titulares e três suplentes, também eleitos pelos Dirigentes Municipais de Educação associados à Undime Goiás, no Fórum Estadual.

 

 


Parceria institucional