Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Busca Ativa Escolar lança campanha de incentivo à matrícula para novo ano letivo

Todas as notícias Categorias

31/01/2023Undime

Busca Ativa Escolar lança campanha de incentivo à matrícula para novo ano letivo

Materiais estão disponíveis no site da Busca Ativa Escolar, na seção “Biblioteca” e podem ser baixados, reproduzidos e impressos gratuitamente

O ano letivo está prestes a iniciar na maior parte do país. Em praticamente todas as redes estaduais e municipais de educação, os estudantes voltam às aulas entre 02 e 23 de fevereiro. A proximidade da data acende um sinal de alerta para que pais, mães e responsáveis renovem as matrículas escolares de crianças e adolescentes, bem como para que gestões municipais e estaduais intensifiquem o trabalho de identificação daqueles meninos e meninas que abandonaram a escola ou que já estavam fora dela há mais tempo.

Com o objetivo de auxiliar gestões e sensibilizar a população quanto à importância da rematrícula para garantir o direito à educação, a estratégia Busca Ativa Escolar lança, nesta terça-feira (31), uma campanha de comunicação com o mote “Agora, é todo mundo na escola”. 

Os materiais da campanha - cards para redes sociais, faixas e cartazes - estão disponíveis no site da Busca Ativa Escolar, na seção “Biblioteca” e podem ser baixados, reproduzidos e impressos gratuitamente.

Todos presentes!

Com a proposta de ser interativa, a campanha possui materiais que devem ser “completados” com o nome ou logomarca de instituições que apoiem a iniciativa logo acima da palavra “presente”, em alusão à típica resposta dada pelos estudantes no momento da chamada escolar. 

Outras peças, voltadas para gestões estaduais e municipais, contam com espaço para que prefeituras e governos incluam suas logomarcas como apoiadoras. Há ainda materiais direcionados para pais, mães e responsáveis por crianças e adolescentes que estão fora da sala de aula, bem como para adolescentes que evadiram a escola. 

Sempre é tempo de matricular

“O período que antecede o início do ano letivo é uma oportunidade para alcançar as crianças e adolescentes mais vulneráveis, que abandonaram ou já estão fora da escola há muito tempo. Por isso, a Busca Ativa Escolar pode ser potencializada nesse período para que cada menina e menino esteja protegido e na escola”, destaca Daniella Rocha, oficial de educação do UNICEF.

Por meio da Busca Ativa Escolar, 144.670 crianças e adolescentes que estavam fora da escola tiveram de volta o direito de estudar. Isso só foi possível, graças à ação de 3.462 municípios e 22 estados que já aderiram à estratégia.

Ao aderir, estados e municípios passam a ter acesso a uma metodologia social e a uma ferramenta tecnológica para identificar crianças e adolescentes fora da escla ou em risco de abandono, investigar as causas que os levaram a essa situação, atendê-los pelos diversos serviços da rede de proteção e (re)matrículá-los nas escolas. 

A Busca Ativa Escolar é desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

 

Fonte: Busca Ativa Escolar

https://buscaativaescolar.org.br/noticia/busca-ativa-escolar-lanca-campanha-de-incentivo-a-matricula-para-novo-ano-letivo 


Parceria institucional