Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > FNDE marca presença na Reunião do Colegiado Ampliado da Undime

Todas as notícias Categorias

24/01/2023Undime

FNDE marca presença na Reunião do Colegiado Ampliado da Undime

Alimentação, transporte escolar e obras inacabadas foram alguns dos assuntos tratados com os representantes dos Dirigentes Municipais de Educação de todo o país

 

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, participou na manhã desta terça-feira (24) da reunião do Colegiado Ampliado da Undime, em Brasília. O grupo é formado por dirigentes municipais de educação que integram a diretoria executiva nacional e presidentes e vice-presidentes das 26 seccionais da Undime e do Distrito Federal. Entre os pontos abordados, Fernanda destacou que a alimentação escolar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) serão uma das prioridades da atual gestão, sobretudo considerando os dados relacionados à fome no Brasil.

A presidente se colocou à disposição para dialogar com a Undime e escutou atentamente os dirigentes que tiveram um espaço para pontuar demandas, angustias e sugerir melhorias em ações, programas e dinâmicas da autarquia. "Quero reiterar o meu compromisso de continuar aberta ao diálogo para aprimorar essa parceria com a Undime visando o melhor atendimento a todos os municípios brasileiros". Fernanda destacou ainda, entre as prioridades da nova gestão, retomar obras que estão paralisadas, capilarizar o FNDE para fazê-lo chegar na ponta, nos municípios; desburocratizar os processos; e aperfeiçoar sistemas.

Entre os pontos elencados pelos respresentantes da Undime estão, o aprimoramento do PAR - Plano de Ações Articuladas; reajustes nos valores destinados à alimentação escolar; atenção para com o transportes escolar e ampliação das frotas; melhorias no sistema dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Cacs-Fundeb); e dificuldades de comunicação com o FNDE por meio do sistema fale conosco.

Discussões internas

O Colegiado Ampliado também debateu assuntos internos como prioridades, defesas e ações para 2023, a realização dos fóruns estaduais e o nacional (saiba mais aqui), além de informes sobre o Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional