Você está aqui: Página Inicial > Fique Atento > Canal Futura exibe programa sobre transição na gestão municipal da educação em tempos de pandemia

Todas as notícias Categorias

23/06/2020Undime

Canal Futura exibe programa sobre transição na gestão municipal da educação em tempos de pandemia

Presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, é um dos convidados; programa vai ao ar nesta terça-feira (23), 21h

2020 é ano de eleições municipais, o que influencia diretamente na educação dos 5.570 municípios do país. O programa Debate, do canal Futura, desta terça-feira (23) conversou com especialistas que defendem a importância da continuidade do bom trabalho desenvolvido ao longo dos quatro anos de um mandato. Para além disso, as dificuldades também precisam ser explicitadas, para que a próxima gestão tenha condições de assumir sabendo quais são os maiores desafios naquela rede de ensino. Nesse contexto, essa edição inédita discute as estratégias para a transição na gestão da educação municipal e os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus a esse processo.

Participam das discussões Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente municipal de educação de Sud Mennucci, em São Paulo, e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Teca Pontual, gerente executiva do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (Ceipe); Elis Verri, coordenadora do Conviva Educação; Maria Luiza Mendes, diretora escolar; Fátima Holanda, secretária de educação do município de Limoeiro do Norte (CE); e Ermes José dos Reis, secretário de educação do município de Aripuanã (MT).

Para o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins, é fundamental ter a consciência de que as políticas educacionais não são de curto prazo e, portanto, precisam de continuidade ao longo das gestões para que sejam eficazes. “Por isso, é necessário que o gestor não deixe para organizar a transição em cima da hora”, acrescenta.

Para evitar qualquer tipo de transtorno, reforçando a importância de uma boa transição na gestão municipal durante a pandemia, o Conviva Educação disponibiliza, desde 2016, a ferramenta Memorial de Gestão, que possibilita que as secretarias registrem as ações realizadas no mandato e os desafios que precisarão ser enfrentados pela gestão seguinte. A coordenadora da plataforma, Elis Verri, destaca que “é importante que a equipe atual sugira caminhos para que a equipe seguinte dê continuidade”.

A importância da continuidade do bom trabalho

Os secretários de educação ouvidos pelo Debate confirmam essa preocupação. “Nós almejávamos entregar a nossa gestão toda organizada e, de repente, no último ano, nós encontramos todas essas dificuldades, então não é fácil manter todas as propostas que nós tínhamos planejado”, conta Fátima Holanda. Ela também destaca que, se não houver uma continuidade das ações, haverá uma quebra no ciclo pedagógico que irá prejudicar diretamente os alunos. Para Ermes José dos Reis, a situação terá consequências a longo prazo. “A pandemia nos fez deixar para a próxima gestão uma situação que eu não gostaria de enfrentar se eu fosse o novo secretário”, afirma.

Apesar de todos os desafios que serão enfrentados daqui para a frente, Luiz Miguel Martins destaca que os países que se recuperaram de crises graves sempre precisaram da educação para que isso ocorresse. “Agora, o convite é para que todos nós estejamos juntos às escolas, transformando o que for necessário para que a educação seja a reconstrução do nosso país”, pontua o presidente da Undime.

Você confere essas e outras temáticas na edição inédita do Debate apresentado por Cristiano Reckziegel, nesta terça-feira (23/06) às 21h na TV, e também disponível no Futura Play.

Assista ao Canal Futura na TV

Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos canais:
Sky – 434 HD e 34
Net e Claro TV – 534 HD e 34
Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
Oi TV – 35

O vídeo com a íntegra do programa já está disponível. Acesse aqui e assista!

Fonte: Futura com adaptações

https://www.futura.org.br/transicao-na-gestao-municipal-da-educacao-em-tempos-de-pandemia/ 

(atualizado em 25/06/2020)


Parceria institucional