Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime é recebida pela nova presidente do FNDE

Todas as notícias Categorias

20/01/2023Undime

Undime é recebida pela nova presidente do FNDE

Instituição é a primeira a participar de reunião com a autarquia

 

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, e o vice-presidente Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, foram recebidos, junto à coordenadora institucional Maria Edineide de Almeida Batista e a assessora de políticas públicas educacionais, Vivian Melcop, nesta quarta-feira, 18 de janeiro, pela presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, e equipes técnicas da autarquia.

Os representantes da Undime reiteraram o compromisso da instituição em ser parceira institucional do FNDE e contribuir com a construção e implementação de políticas públicas e programas que beneficiem a educação básica pública brasileira.

Em sua fala, Alessio apresentou as principais demandas dos Dirigentes Municipais de Educação, dentre elas, o aprimoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), entre outros. Na oportunidade, Alessio reforçou a importância que os processos ocorram com base em critérios técnicos e sem ingerências políticas, a fim de que não haja malversação de dinheiro público. “Temos indicadores sólidos que permitem o acompanhamento e validação, por parte do FNDE, da destinação de recursos para a aquisição de insumos de acordo com a necessidade de cada ente federado, visto que cada rede de ensino tem as suas particularidades. O PAR é uma ferramenta que pode ajudar muito neste sentido, mas precisa ser aprimorada.”, explicou.

A participação de técnicos do FNDE em eventos estaduais das seccionais da Undime, que serão realizados ao longo deste ano, também foi uma demanda apresentada pelo presidente Luiz Miguel que justificou o pedido, dada a carência de atendimento que os municípios enfrentam e e pelo fato de que muitos deles não conseguem enviar seus representantes a Brasília para resolver pendências no FNDE.

“A Undime tem buscado, diariamente, cumprir a sua função  de levar informação  para que possamos ter uma educação com qualidade social e de muita responsabilidade nos investimentos. Estamos articulando o processo de participação do FNDE em eventos regionais e estaduais da Undime. Certamente irá retomar um ciclo de atendimento que ajudará muito Dirigentes Municipais de Educação e suas equipes técnicas no dia a dia da gestão das Secretarias”.

Atenta às demandas apresentadas, a presidente Fernanda Pacobahyba reforçou que o FNDE segue aberto ao diálogo para aprimorar a parceria com a Undime visando o melhor atendimento a todos os municípios brasileiros. “Para mim é uma grande satisfação ter a Undime como a primeira instituição que recebemos no nosso gabinete, pois sabemos a importância de seu papel e da parceria com o FNDE para a orientação das secretarias municipais de educação”, afirma.  

 

Fonte: Undime


Parceria institucional