Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Debate sobre Sistema Nacional de Educação e Encontro de Coordenadores de Polos Regionais da Undime Goiás

Todas as notícias Categorias

19/08/2015 Undime GO

Debate sobre Sistema Nacional de Educação e Encontro de Coordenadores de Polos Regionais da Undime Goiás

Nos dias 16 e 17 de agosto, aconteceu o Encontro de Coordenadores de Polos Regionais da Undime Goiás, no municipio de Pirenópolis. Dentro da programação do dia 16/08/15, aconteceu um debate sobre o documento: "Instituir o Sistema Nacional de Educação: agenda obrigatória para o país". Nesta ocasião, contamos com a presença do professor Luiz Dourado, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e professor emérito da Universidade Federal de Goiás e do professor Geraldo Grossi Júnior, Diretor de Cooperação e Planos de Educação de DICOPE/SASE/MEC. Tal debate foi mediado pela presidente da Undime Goiás e Dirigente Municipal de Educação de Anápolis, professora Virgínia Maria Pereira de Melo. Foi um momento de bastante interação com os dirigentes e assessores que estavam presentes, com o objetivo de socializar o conteúdo do referido documento e destacar a importância do papel do Dirigente Municipal de Educação no processo de implantação de um Sistema Nacional de Educação (SNE) em nosso país.
Durante o debate, foi destacada a existência de vários sistemas que integrarão o SNE, além da organicidade necessária entre eles. Daí a relevância do município enquanto ente federado, ator e autor deste Sistema.
Durante sua fala, o professor Luiz Dourado comentou sobre as recém aprovadas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica, sob Parecer do CNE/CP 2/2015.
Tais diretrizes estabelecem um diálogo entre o ensino superior e a educação básica, buscando uma formação inicial conectada à continuada e ambas interligadas à Base Comum Nacional. Estas diretrizes sinalizam maior autonomia por parte dos municípios na oferta de formação continuada, indo além dos cursos de curta duração.
Já no dia 17/08/15, a reunião com os coordenadores de polos regionais da Undime Goiás foi bastante profícua, uma vez que foram acertados novos encontros já sob a coordenação dos polos, falamos sobre a organização de nossa seccional e divulgamos a Iniciativa Educadores do Brasil, Prêmio Undime de Jornalismo e abertura de vagas para o Profuncionário em Goiás.
Além disso, muitos dirigentes aproveitaram a ocasião para ressaltar a importância da Undime Goiás para a gestão da educação em seus municípios.
Seguem as fotos deste importante momento de planejamento, debate e reflexão sobre as políticas públicas de educação em nosso Estado.
Undime Goiás agradece a presença e participação de todos!

 

     

    


Parceria institucional