Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Olimpíada de Língua Portuguesa inicia sua 7ª edição dia 22 de fevereiro

Todas as notícias Categorias

19/02/2021Undime

Olimpíada de Língua Portuguesa inicia sua 7ª edição dia 22 de fevereiro

Evento de lançamento será realizado online e ao vivo, às 18h (horário de Brasília), com transmissão pelo Portal Escrevendo o Futuro, YouTube e Facebook do Programa

Este ano acontece a 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa. Em 2021, o concurso foi redesenhado para se adaptar às necessidades de professores(as), estudantes e escolas neste momento de incertezas e desafios causados pela pandemia. Todas as mudanças serão apresentadas na cerimônia oficial de lançamento, que será realizada ao vivo e online na próxima segunda-feira, dia 22, às 18h (horário de Brasília). “Este vai ser um ano muito diferente: a Olimpíada traz importantes mudanças, que serão anunciadas no evento”, conta Claudia Petri, coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa no Itaú Social.

“O ponto chave da 7ª edição será o fortalecimento da parceria e do trabalho colaborativo entre professores e estudantes”, diz Claudia. Ela explica que a Olimpíada acontece respeitando o momento de pandemia que ainda vivemos. “As escolas estão trabalhando no processo híbrido, algumas estão voltando ao ensino presencial, outras não, mas o ensino remoto vai permanecer ainda este ano de uma forma muito intensa. Fizemos adaptações para esse contexto.” Ela lembra que parte da Olimpíada já acontecia on-line, como as inscrições, mas neste ano todas as ações poderão ser realizadas de forma virtual.

As alterações buscam assegurar a natureza formativa da Olimpíada, explica Maria Aparecida Laginestra, coordenadora do Programa Escrevendo o Futuro no Cenpec. “Vivemos um momento sensível, em que as desigualdades educacionais se intensificaram, o que nos fez refletir sobre a importância de acolhimento, apoio pedagógico, trabalho colaborativo e como a ausência do acesso aos recursos tecnológicos e conexão com internet podem comprometer o dia a dia do processo de ensino e aprendizagem”, diz. Para isso, entre os materiais disponíveis para apoiar educadores(as) na garantia do direito à educação, ela cita os Cadernos Docentes, disponíveis na página do Programa, que passaram por revisão e atualização.

Podem participar da Olimpíada professores de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de todas as escolas públicas do país. Não houve alteração nas etapas e categorias envolvidas no concurso. E, assim como em outros anos, o tema das produções é O lugar onde vivo. “O mote permanece o mesmo, mas, de uma forma sensível, vamos dar muita luz para esse contexto de pandemia e crise sanitária que vivemos”, aponta Claudia.

Evento online

Além das novidades e mudanças desta edição, a cerimônia de lançamento também revelará o nome do escritor ou escritora homenageada. “A literatura, com destaque para a linguagem poética, também nos fará companhia no lançamento”, revela Maria Aparecida. Ela ainda conta que a cerimônia será realizada num espaço considerado patrimônio histórico e simbólico na cidade de São Paulo.

“Fazemos um convite a todos os professores, gestores escolares e equipes de secretarias para participar do lançamento, conhecer as novidades, fazer suas inscrições e participar. As mudanças são significativas e vêm para ficar. Estou apostando muito que os educadores vão gostar desse redesenho da Olimpíada”, conta Claudia. Ela ainda lembra que o evento é aberto a todos e contará com participações especiais.

A cerimônia de lançamento da 7ª edição também dá a largada para as inscrições de professores na Olimpíada. Mas, vale lembrar: é preciso que municípios e estados façam adesão ao concurso para a inscrição dos professores. Acompanhe o lançamento, conheça as novidades desta edição e seja o primeiro a se inscrever!

 

Fonte: Escrevendo o Futuro

https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/noticias/sobre-o-programa/artigo/2842/novidades-da-7-edicao-da-olimpiada-serao-anunciadas-dia-22 


Parceria institucional