Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime Pernambuco promove discussão sobre Educação Infantil em seminário estadual

Todas as notícias Categorias

14/12/2022Undime

Undime Pernambuco promove discussão sobre Educação Infantil em seminário estadual

Evento teve por objetivo debater a Resolução n° 01/2022 do Conselho de Educação de Pernambuco, que regulamenta a Educação Infantil no âmbito do Estado

 

 

O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, Luiz Miguel Martins Garcia, esteve em Recife nesta segunda-feira, 12 de dezembro. Garcia prestigiou o 2º Seminário Estadual de Educação Infantil, promovido pela Undime/PE para debater a Resolução n° 01/2022 do Conselho de Educação de Pernambuco, que regulamenta a Educação Infantil no âmbito do Estado. Mais de 500 pessoas participaram do evento.

A realização do seminário, segundo a seccional, urgiu da necessidade de trazer o tema considerando a recente publicação da Resolução, que fixa normas para o credenciamento de instituição de ensino e autorização para oferta de Educação Infantil, enquanto etapa da Educação Básica, no âmbito do Sistema de Educação de Pernambuco.

Ao longo dos dois dias de evento, 12 e 13 de dezembro, a programação pautou assuntos como a importância da Resolução e as perspectivas da implementação nas redes; a Resolução 01/2022 e o desafio da qualidade da Educação Infantil; como a Secretaria de Estado se organiza para implementar a Resolução sob os aspectos relacionados à abertura, análise e autorização dos processos; participação e monitoramento da implementação da normativa; e apresentou experiências exitosas em Pernambuco.

Além disso, o seminário contou com quatro oficinas, paralelas à programação principal, onde foram trabalhados os seguintes assuntos: o papel da literatura na Educação Infantil e a contação de histórias; interações no currículo da Educação Infantil: construindo brinquedos; a criança, a brincadeira e a música na Educação Infantil; e o teatro na Educação Infantil.

O presidente da Undime falou sobre o novo Fundeb e o financiamento da Educação Infantil e destacou que em Pernambuco 69,5% destas matrículas estão concentradas na rede municipal, 0,8% na rede estadual e 29,7% na rede privada. Garcia lembrou que o novo Fundeb trouxe avanços importantes como o aumento gradual na complementação da União ao Fundo, porém ainda há muitos desafios a serem enfrentados. Dados do Censo Escolar de 2021 mostram que só 43,7% das escolas têm banheiro adequado à Educação Infantil, por exemplo, e apenas 34,7% têm parque infantil.

Fonte: Undime
Fotos: Marcondes Freire


Parceria institucional