Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Consed elege novo presidente para o biênio 2021-2022

Todas as notícias Categorias

11/11/2020Undime

Consed elege novo presidente para o biênio 2021-2022

O Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, elegeu na terça-feira (10) a nova diretoria para o biênio 2021-2022. O secretário de Educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, foi eleito presidente da entidade e vai suceder a atual presidente, a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Cecilia Motta, cujo mandato se encerra em fevereiro de 2021.

Angelo se elegeu com um discurso de continuidade da atual gestão e contou com ampla aprovação do fórum, que chegou a divulgar, nas últimas semanas, uma carta de apoio ao seu nome, assinada por 23 secretários. De acordo com a carta, “a postura e a condução agregadora, democrática e dialogada da atual presidente têm sido fundamentais para o necessário e esperado equilíbrio de uma organização múltipla e heterogênea como o Consed”.

Ainda segundo o documento, “as conquistas e os avanços obtidos no mandato da presidente Cecilia Motta devem ser não apenas mantidas, mas ainda mais fortalecidas pelo próximo presidente, dando continuidade à gestão participativa, autônoma e equilibrada dos anos recentes, sem abrir mão das parcerias, mas se orientando exclusivamente pelas necessidades da educação pública”.

Após a eleição, o secretário Vitor de Angelo agradeceu a confiança dos pares e disse estar honrado com a nova missão. Em seu plano de gestão, entre outros objetivos, ele citou o fortalecimento das frentes de trabalho do Consed e da Agenda da Aprendizagem, desenvolvida em conjunto com a Undime, o Ministério da Educação e parceiros da sociedade civil organizada. “Daremos ainda uma atenção especial ao Sistema Nacional de Educação, à colaboração com os municípios e a União, e queremos nos aproximar mais das universidades, por meio da Andifes”. Angelo também propôs a criação de uma frente de trabalho especial para tratar o pós-pandemia.

Além do presidente, foram eleitos na reunião extraordinária os vice-presidentes das regiões. Cecilia Motta passará a ser a primeira vice-presidente, pela região Centro-Oeste. O secretário do Rio Grande do Norte, Getúlio Ferreira, será o segundo vice, pela região Nordeste. A secretária de Roraima, Leila Perussolo, foi eleita pela região Norte e será a terceira vice. O quarto vice será o secretário Natalino Uggioni, de Santa Catarina. Já o secretário do Rio de Janeiro, Comte Bittencourt, foi escolhido pelo fórum para ser o quinto vice-presidente, pela região Sudeste.

Na presidência do Conselho Fiscal, continuará o secretário de Educação de Sergipe, Josué Modesto. Ao seu lado, estarão os secretários de Rondônia, Suamy Vivecananda; da Bahia, Jerônimo Rodrigues; de Goiás, Fátima Gavioli; de Alagoas, Fábio Guedes; e do Piauí, Ellen Gera. A posse vai ocorrer em fevereiro do próximo ano.

Fonte/Foto: Consed

https://bit.ly/36lZrc2 


Parceria institucional