Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Inscrições para 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa vão até 30 de abril

Todas as notícias Categorias

08/04/2021Undime

Inscrições para 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa vão até 30 de abril

Edição irá valorizar o papel de professores e professoras e o seu trabalho colaborativo com suas turmas

Professores e professoras das redes públicas estaduais, municipais e federais podem se inscrever na sétima edição da Olimpíada de Língua Portuguesa até o dia 30 de abril. O programa traz um novo formato em 2021, com foco ainda maior na valorização da prática e do trabalho desenvolvido pelos docentes e no reconhecimento de produções realizadas por todos os alunos de forma coletiva.

A Olimpíada busca contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas públicas por meio de ações de mobilização para a formação continuada. A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, são realizadas oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. O tema do concurso é “O lugar onde vivo”, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

A proposta deste ano consiste em acompanhar e reconhecer os relatos de prática, com os registros dos processos de ensino-aprendizagem vivenciados pelos professores e estudantes durante o trabalho de produção de um dos gêneros propostos: poema (5º ano), memórias literárias (6º e 7º), crônica (8º e 9º), documentário (1ª e 2ª séries do Ensino Médio) e artigo de opinião (3ª série do Ensino Médio).

O novo formato foi construído a partir da escuta com os professores participantes de edições anteriores e do monitoramento do programa. Identificou-se que quanto mais professores e alunos se envolvem com as atividades propostas pela Olimpíada, melhores são os resultados para a escola como um todo. Nesse sentido, a produção coletiva é uma forma potente para ampliar o engajamento da comunidade escolar.

Desde a última edição, o programa homenageia autores da literatura brasileira. Neste ano, a homenageada é a escritora e poetisa Geni Guimarães, cuja obra viabiliza o debate em torno da literatura negra. Entre suas principais obras estão “Leite do peito”, “Balé das emoções” e “A cor da ternura”.

Seleção e premiação

Para que os professores e seus alunos participem da Olimpíada, é necessário que a secretaria de educação à qual sua escola é vinculada – municipal ou estadual – faça a adesão por meio do Portal Escrevendo o Futuro.

Durante todo o ano, os docentes terão apoio de recursos pedagógicos para o desenvolvimento das atividades, como cursos on-line, percursos de formação, planos de aula, pautas instrutivas, vídeos pedagógicos, entre outros.

O processo de seleção terá cinco etapas ao total: escolar, municipal, estadual, semifinal e final. No segundo semestre, os professores deverão postar no ambiente virtual um relato de prática reflexivo, acompanhado de produções textuais e/ou audiovisuais da turma e um registro do trabalho realizado (fotografia, vídeo, áudio). Reunidos, esses materiais vão contar a história do percurso da turma.

Entre as premiações estão notebooks e assinatura de periódicos para os docentes, além de certificado e leitor de livro digital para as respectivas turmas. As escolas dos vencedores receberão como prêmio acervo para biblioteca.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma parceria entre Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), sob coordenação técnica do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e parceria da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Clique aqui e saiba como fazer a inscrição e adesão.

O regulamento completo, mapa de inscrições e todas as informações estão disponíveis no portal www.escrevendoofuturo.org.br/

Fonte: Itaú Social (com adaptações)


Parceria institucional