Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > PROGRAMA GOIÁS MAIS COMPETITIVO

Todas as notícias Categorias

06/07/2016 Undime GO

PROGRAMA GOIÁS MAIS COMPETITIVO

PROGRAMA GOIÁS MAIS COMPETITIVO

INFORMATIVO


Desafio: Elevar a qualidade do aprendizado dos alunos da rede pública
O Governador Marconi Perillo lançou, no dia 09 de novembro de 2015, o Programa Goiás Mais Competitivo, com o objetivo de implantar uma agenda estratégica de atuação governamental a curto e longo prazo, a fim de garantir a melhoria da qualidade de vida, a ampliação da competitividade e eficiência da gestão pública.

Na primeira fase do Programa, foi feito o diagnóstico situacional pela Macroplan Prospectiva Estratégia & Gestão, uma empresa brasileira de consultoria em administração estratégica e gestão orientada para resultados. Durante esse trabalho, foram analisados 122 (cento e vinte e dois) indicadores do Estado sendo, 77 aprofundados, principalmente, das áreas de saúde, educação e segurança, os quais culminaram em 16 desafios primordiais que contribuíram para formular a Estratégia Imediata 2015-2018, solidificados nos critérios de criticidade, relevância e oportunidade.

A meta principal desta ação é colocar Goiás entre os cinco Estados mais competitivos do Brasil, tendo neste contexto, duas estratégias relacionadas à área educacional: Promover o acesso à Educação Infantil e Elevar a qualidade do aprendizado dos alunos na Rede Pública, em coparceria com as entidades de classes representativas e os municípios.

O desafio “Elevar a qualidade do aprendizado dos alunos da rede pública”, está em consonância com a Meta 7 do PNE 2014/2024 , a qual prevê “ Fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem(...)” que é reafirmada no Plano Estadual de Educação de Goiás –PEE 2015/2025 nas Metas 04 e 12 .

Para alcançar os objetivos traçados pelo Programa na educação pública, a Secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte, Profª . Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira promoveu um encontro no dia 13 de janeiro de 2016, com os Presidentes da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Goiás (Undime Goiás), a Associação Goiana dos Municípios (AGM) e a Federação Goiana dos Municípios (FGM) para apresentar o Programa Goiás Mais Competitivo e, ainda, discutir estratégias que visem à melhoria na educação no Estado.

No que concerne ao desempenho dos alunos da rede pública do nosso Estado, em língua portuguesa e matemática, está abaixo do desejável. No 5º ano, do Ensino Fundamental II, somente 48% dos alunos possuem o aprendizado necessário em língua portuguesa e 41% em matemática, o que coloca o estado na 7ª posição em comparação com os outros estados. No 9º ano, 28% dos alunos da rede pública possuem o aprendizado adequado em língua portuguesa e 14% em matemática, posicionando o estado na 3ª posição em língua portuguesa e 4ª em Matemática. Na 3ª Série do Ensino Médio, 29% dos alunos da rede pública possuem o aprendizado adequado em língua portuguesa e 9% em matemática.

Assim, o desafio é elevar a qualidade do aprendizado dos alunos da Rede Pública no Ensino Fundamental e Médio no que tange ao fluxo escolar e desempenho, consequentemente à melhoria do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Para a superação desses desafios o “Programa Goiás Aprende Mais” prevê cinco ações de grande impacto, dentre elas, destaca-se o Projeto Parceiros do Ensino em Goiás – PEG que tem por objetivo estabelecer parcerias com as Secretarias Municipais de Educação a fim de disponibilizar por meio de termos de cooperação unilateral, instrumentos pedagógicos desenvolvidos e/ou trabalhados pela Seduce, sendo:

* Currículo Referência da Rede

* Tutoria Educacional

* Avaliação Dirigida Amostral – ADA

* Formação Continuada e /ou Capacitação

Frente ao exposto, espera-se que a Seduce e município sejam parceiros no sentido de garantir aos alunos, da Rede Pública de Goiás a apreensão do conhecimento que se configura a partir de um único foco: Excelência na Aprendizagem.

 

Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.
Goiânia, 22 de junho de 2016.

 

CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO CADERNO EXPLICATIVO DO PEG - PARCEIROS DO ENSINO EM GOIÁS

TERMO DE COMPROMISSO - ADA

TERMO DE COMPROMISSO - FORMAÇÃO CONTINUADA

TERMO DE COMPROMISSO - CURRÍCULO


Parceria institucional