Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Presidente da Undime é empossado na Cátedra de Educação Básica da USP

Todas as notícias Categorias

03/11/2020Undime

Presidente da Undime é empossado na Cátedra de Educação Básica da USP

Cerimônia aconteceu de maneira virtual na última quinta-feira (29)

A diretoria e o Conselho Consultivo da Cátedra de Educação Básica da Universidade de São Paulo (USP) tomaram posse em uma cerimônia virtual na quinta-feira, 29 de outubro. Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), tomou posse como conselheiro consultivo.

Foram empossados a coordenadora geral da Cátedra, Roseli de Deus Lopes, que também é vice-diretora do Instituto de Estudos Avançados (IEA); o coordenador acadêmico Luís Carlos de Menezes; e o primeiro titular, Naomar de Almeida Filho.

O Conselho Consultivo é composto por 12 membros que atuam em funções diversas no campo educacional — na academia, em instituições representativas de professores e dirigentes do ensino básico e em organizações do terceiro setor. Com o grupo, a Cátedra e o IEA esperam manter um diálogo constante com a sociedade e com atores da educação que não necessariamente estão ligados à USP.

Criada em 2019, a Cátedra é uma parceria do IEA, onde está sediada, com a Fundação Itaú Social. Identificar medidas que subsidiem políticas para o ensino básico a partir da análise de experiências inovadoras e de ações relacionadas à formação e desenvolvimento profissional de professores. Esse é o principal objetivo da Cátedra de Educação Básica, criada a partir de convênio entre a USP, o Itaú Social – patrocinadora da iniciativa – e a Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp). O convênio terá duração de cinco anos, podendo ser renovado.

Após a cerimônia de posse, foi realizada a primeira reunião do conselho consultivo, na qual foi apresentada e discutida a agenda para 2021. Na ocasião, Luiz Miguel Garcia afirmou que a Cátedra é uma oportunidade para aproximar a academia da escola básica pública e buscar cada vez mais esse processo de integração. “É importante conhecer a diversidade dos alunos e a individualidade para tratar cada um deles. Precisamos buscar os potenciais da escola pública, melhorar a formação inicial, mas também a continuada de professores”, lembrou.

Um dos objetivos da cátedra, de acordo com Naomar Filho, é fomentar a participação das universidades no regime de colaboração. “A liderança de Luiz Miguel deve contribuir para uma aproximação das universidades públicas em relação às redes públicas municipais, permitindo uma escuta institucional”.

Fonte: Undime com informações da Cátedra de Educação Básica da USP


Parceria institucional