Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Mapa da Coleta mostra panorama do Censo Escolar 2022

Todas as notícias Categorias

03/08/2022Undime

Mapa da Coleta mostra panorama do Censo Escolar 2022

Plataforma possibilita acesso a informações e comparação entre edições da pesquisa. Números de matrículas e de escolas são alguns dos dados disponíveis

O Mapa da Coleta do Censo Escolar 2022 está disponível. A plataforma possibilita acompanhar as informações declaradas na pesquisa estatística. Números referentes a matrículas e escolas por unidade da Federação, município e dependência administrativa (municipal, estadual, federal e privada) são alguns dos dados apresentados. O mapa pode ser acessado no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As informações servem como base para gestores educacionais, organizações da sociedade civil, pesquisadores, imprensa e população em geral. Na primeira etapa de coleta do censo, são disponibilizados quatro painéis dentro da plataforma: Mapa das Escolas, Matrículas, Escolas e Análise Comparativa.

Por meio desse último, é possível comparar dados de 2021 e 2022. O painel apresenta o percentual de declarações concluídas, o que permite verificar, por exemplo, o número de matrículas informadas no Sistema Educacenso (em 2021 e 2022). Como a plataforma possibilita aplicar filtros, é possível obter as informações de acordo com contextos de interesse.

Etapas – Na primeira etapa da pesquisa, são apurados dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula — a divulgação dos dados finais está prevista para dezembro de 2022. Já na segunda etapa serão apuradas informações relativas ao “movimento” — quantos alunos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram — e ao “rendimento” dos estudantes — quantidade de aprovados ou reprovados —, ao término do ano letivo.

Acesse o Mapa da Coleta

Saiba mais sobre o Mapa da Coleta

Saiba mais sobre o Censo Escolar

Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/mapa-da-coleta-mostra-panorama-do-censo-escolar-2022 


Parceria institucional